FAC quer textos de Cabral na UNESCO
Cultura

FAC quer textos de Cabral na UNESCO

A Fundação Amílcar Cabral (FAC) pretende trabalhar na inscrição dos escritos de Amílcar Cabral no programa Memória do Mundo da UNESCO.

Uma iniciativa que a Fundação classifica como “audaciosa e pioneira em Cabo Verde mas que pretende levar a cabo como forma de promover a plena valorização, preservação e divulgação do pensamento de Cabral.

Nos últimos anos a Fundação Amílcar Cabral editou várias obras do patrono da nossa independência com o mesmo objectivo de divulgar os pensamentos de Cabral. Unidade e Luta (Vol. I e II), Pensar Para Melhor Agir, Cabo Verde: Reflexões e Mensagens, Ensaio de Biografia Política, Por Cabral Sempre e, mais recentemente, A Emergência da Poesia em Amílcar Cabral fazem parte do trabalho editorial levado a cabo.

A inscrição dos escritos de Amílcar Cabral no programa Memória do Mundo da UNESCO é considerada pela FAC como "uma necessidade histórica".

"Amílcar Cabral é considerado por muitos estudiosos e historiadores como o mais brilhante e fecundo entre os líderes dos movimentos contemporâneos de libertação nacional africano. As suas obras escritas, as suas reflexões e atitudes éticas são conceituadas como um património político e intelectual de grande valor para a construção de uma outra África e a inspiração tão necessária das gerações vindouras para enfrentar os novos desafios que se anunciam", lembra a Fundação.

O Programa Memória do Mundo foi estabelecido em 1992 pela UNESCO com o objectivo de contribuir para a preservação do património documental mundial.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Karina Moreira

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.