Um incêndio de grandes proporções está há 24 horas a queimar vasta área florestal de Serra Malagueta e Figueira das Naus, ambas no concelho do Tarrafal. O fogo continua a ser combatido pelos bombeiros de toda a ilha de Santiago e a luta não tem sido fácil, já que se trata de uma zona de difícil acesso, o que também leva alguns responsáveis a admitir o recurso a ajuda internacional com meios aéreos para apagar as chamas.
Em actualização
A RCV, citando o chefe dos serviços de protecção e bombeiros, adianta que o incêndio tem duas frentes, estando os bombeiros de toda a ilha ainda a tentar chegar aos locais mais afectados, visto tratar-se de uma zona de difícil acesso.
Em conversa com Santiago Magazine, Paulo Varela, agrónomo neste momento a trabalhar na Câmara Municipal do Tarrafal, admitiu que a melhor ou única solução para conter o fogo que alastra pela mata adentro é pedir ajuda internacional, em Portugal, Canárias ou Senegal, para trazerem meios aéreos de combate às chamas, já que por terra será extremamente difícil.
Ontem, o canal TVA mostrou como o as chamas estavam a consumir a área florestal de Serra Malagueta, tendo inclusive referido tratar-se de um eventual caso de fogo posto.
Até este momento, 24 horas após o fogo deflagar (terá começado por volta das 9h30 de ontem, sábado) o incêndio não tinha chegado perto das habitações, mas, por precaução, a equipa de bombeiros têm sa população sob alerta e mantém-se ao pé das casas para qualquer eventualidade. Há informações que as chamas já chegaram à beira da estrada. Ainda não foi calculada a área total ardida.
Santiago Magazine está a tentar falar com o comandante nacional dos bombeiros, mas até agora o seu contacto se mantém indisponível.
Foto: A Nação
Comentários