A Polícia Judiciária deverá apresentar na manhã desta sexta-feira ao Tribunal da Comarca da Praia mais um, provavelmente o último, indivíduo suspeito do atentado contra Óscar Santos em 2019, na altura presidente da Câmara Municipal da Praia. Recorde-se outros sete já haviam sido detidos em Maio último, estando quatro em prisão preventiva e três sob termo de identidade e residência.
Segundo apurou Santiago Magazine, a detenção do indivíduo, conhecido por "Baessa", aconteceu esta quinta-feira na zona de Fundo Cobom, cidade da Praia, após este ter regressado a Santiago, depois de ter se refugiado numa outra ilha.
Em Maio último, a Polícia Judiciária comunicou a detenção de sete indivíduos suspeitos do atentado perpetrado contra o então presidente da Câmara Municipal da Praia.
Em prisão preventiva ficaram Manuel António Alves, João Monteiro Mendes, Rui Santos Correia e José Júnior da Moura Semedo, que, segundo as investigações desencadeadas pelo Ministério Público, teriam participado directa e operacionalmente na missão que pretendia assassinar Santos, ex-edil do maior município do país.
O empresário Teofinho, o ex-presidente da Associação de Proprietários de Táxis, João Vaz Antunes e Carlos Alberto Mendes, que seriam os mandantes, ficaram sob Termo de Identidade e Residência, estando-lhes também proibida a saída do país.
A 29 de Julho de 2019, Óscar Santos foi atingido com um tiro quando, por volta da 5h30, se dirigia para um ginásio que frequentava no Palmarejo Baixo, cidade da Praia.
À sua espera estavam dois homens encapuzados que, depois do disparo, se puseram em fuga. O ex-autarca foi transportado para o Hospital Agostinho Neto, onde foi operado para remover a bala que o atingiu no braço direito.
Na sequência, Santos, hoje Governador do Banco de Cabo Verde, disse tratar-se de “uma cobarde vingança por acto que tenha praticado enquanto Presidente da Câmara Municipal da Praia”.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários