O Presidente da República, José Maria Neves, desejou na noite de domingo que o incêndio que deflagrou na Serra Malagueta seja rapidamente controlado e que, se houver responsáveis, estes sejam “exemplarmente responsabilizados”.
“Nós temos estado a acompanhar este acontecimento que, infelizmente tem mortes e um impacto muito negativo. Espero que o fogo seja rapidamente controlado e que possamos depois ver as causas para podermos tomar as medidas que se impõe relativamente a esta matéria. E se houver responsáveis que eles sejam exemplarmente responsabilizados para que situações desta natureza não venham a repetirem-se”, falava assim o Chefe de Estado em declarações à RCV a partir dos Estados Unidos da América, onde se encontra naquela que é a sua primeira Presidência da Diáspora.
Recorde-se que já foi detido um homem suspeito e que está sob alçada da esquadra Policial de Santa Catarina a aguardar pelo desenrolar do processo judicial. Segundo conseguimos apurar, o mesmo terá assumido ter posto fogo numa tentativa de afugentar abelhas.
O incêndio que começou na manhã de sábado, em Serra Malagueta, alastrou-se para as zonas de Curral de Asno, Locotano, Pedra Cumprida, Curral Velho, Monte Vermelho, Ponta Txada, Figueira das Naus e Fundura.
Para já, o Ministério da Agricultura e Ambiente estima que a área afectada seja por volta de 70 hectares de zonas de altitude de difícil acesso.
O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, disse acreditar que o incêndio poderá ser extinto no decorrer desta segunda-feira, 03 de Abril.
Comentários