São Lourenço dos Órgãos: Projecto de adução de água inaugurado hoje beneficia 3.500 pessoas de várias localidades
Sociedade

São Lourenço dos Órgãos: Projecto de adução de água inaugurado hoje beneficia 3.500 pessoas de várias localidades

Cerca de 3.500 pessoas de várias localidades do município de São Lourenço dos Órgãos, no interior de Santiago, passam a ter água domiciliária com a entrada em funcionamento do projecto de adução de água, hoje inaugurado.

O projecto, que beneficia várias localidades de São Lourenço dos Órgãos, com destaque para Gomiciana, Ribeirão Galinha, João Teves, Órgãos Pequeno, Rui Vaz e São Domingos, foi financiado pelo Governo de Cabo Verde em cerca de 90 mil contos.

Com 10 quilómetros (km) de condutas, um reservatório construído e seis reabilitados, três estações elevatórias e capacidade de produção estimada em 200 metros cúbicos por dia (m3/dia), através da dessalinização da água do mar, as obras foram inauguradas hoje em Ribeirão Galinha, pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva que esteve acompanhado do ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, e do presidente da câmara municipal, Carlos Vasconcelos.

Prevê-se que esta infra-estrutura, de grande impacto, vai permitir que a água dessalinizada na Praia chegue a São Lourenço dos Órgãos e assim compensar a diminuição do caudal dos furos existentes, libertar parte da água dos furos para a agricultura, repor e aumentar a disponibilidade de água e, ainda, desenvolver outros projectos complementares.

Na sua intervenção, o primeiro-ministro, que considerou este investimento de cerca de 90 mil contos de “importante”, sustentou que o mesmo vai resolver o problema da água em São Lourenço dos Órgãos.

“A partir de hoje vamos fazer com que as pessoas disponham de um bem básico, que é a água, e que é uma necessidade para a nossa vida, para a higiene e para o saneamento (…)”, observou o líder do executivo.

Garantiu que, assim como na Cidade da Praia, este município do interior de Santiago não vai sofrer com penúria de água, tendo em conta que, segundo ele, foi reforçada a capacidade de água na capital do País, para que este líquido chegue nas casas das pessoas e com qualidade.

Na ocasião, informou que está em curso um outro projecto neste sector, financiado através do Fundo do Ambiente e que vai ser reforçado com mais recursos para que São Lourenço dos Órgãos, que de momento tem uma taxa de 75 por cento (%) de cobertura de ligação domiciliária de água atinja os 100 % nos próximos tempos.

Por sua vez, o edil laurentino, Carlos Vasconcelos, agradeceu ao Governo pela materialização deste “sonho e pelo cumprimento do compromisso” de trazer água da Praia para o município que dirige, visando reforçar o abastecimento de água em várias localidades, que outrora sofriam com penúria deste líquido.

O autarca destacou a “pertinência” deste projecto estar a ser inaugurado num tempo de crise hídrica, derivado de longos anos de seca que o país tem atravessado, em particular São Lourenço dos Órgãos, que informou também não dispõe de muita água nos furos existentes.

Entretanto, tendo em conta que a maioria das localidades vive de viveiro de plantas ornamentais, o edil acredita que a chegada da água vai ajudar também no rendimento de várias famílias.

Ainda neste concelho, o primeiro-ministro, que iniciou hoje uma visita de cinco dias a Santiago Norte acompanhado de alguns ministros, presidiu à inauguração de três laboratórios do Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário (INIDA), em São Jorge, financiados pelo Governo de Cabo Verde e pelo Fundo de Ajuda Alimentar do Japão.

Já no período da tarde, o governante vai estar no município de Santa Cruz onde, além de se reunir com a equipa camarária liderada por Carlos Silva, visitará as obras de requalificação do centro urbano de Pedra Badejo.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.