PR considera que falecimento de Beto Alves tocou profundamente os cabo-verdianos
Sociedade

PR considera que falecimento de Beto Alves tocou profundamente os cabo-verdianos

O Presidente da República considerou este sábado, 26, que o falecimento do edil José Alves Fernandes tocou profundamente os santa-catarinenses e os demais cabo-verdianos por simbolizar um perfil alinhado com os valores e princípios democráticos.

“O falecimento do presidente da Câmara de Santa Catarina, José Alves Fernandes, foi um acontecimento que tocou profundamente os santa-catarinenses e os demais cabo-verdianos que tomaram conhecimento das circunstâncias que ditaram esta tragédia”, escreveu Jorge Carlos Fonseca, numa nora enviada de pesar enviada à Inforpress.

Para o mais Alto Magistrado da Nação, Beto Alves foi um político comprometido com o seu País e, especialmente, com o desenvolvimento do concelho que o viu nascer e crescer.

“A sua forma afável de lidar com as pessoas, a tranquilidade e a empatia com que se relacionava com os munícipes, ouvindo os seus anseios, as suas legítimas reivindicações, oferecendo sempre palavras de confiança direccionadas para soluções, e a visão do que queria para a sua Santa Catarina, projectam nele a imagem de um político competente e genuinamente congregador, de uma pessoa serena, respeitada e admirada”, notou.

Nesta hora de dor, o Presidente da República endereçou aos familiares, amigos, aos santa-catarinenses e a todos que tiveram a oportunidade de o conhecer e de com ele conviver, as mais sentidas condolências, “pela perda de um bom filho, de um político engajado e cidadão exemplar”.

O funeral de José Alves Fernandes está marcado para domingo, em Assomada. Entretanto, o corpo vai estar este sábado em câmara ardente no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Santa Catarina, para os munícipes se despedirem de Beto Alves.

No domingo, as cerimónias fúnebres principiam a partir das 10:30, com missa de corpo presente na igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Assomada, seguindo-se a cerimónia de homenagem na Praça Central, que contará com uma intervenção da presidente de câmara, Jassira Monteiro.

Nascido na localidade dos Engenhos, Santa Catarina, Beto Alves, de 44 anos de idade, residia em Achada Riba, cidade de Assomada e antes de entrar nas lides políticas era professor e formador.

Licenciado em Ciência Política (ramo de Estado e Administração Pública) pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa, com pós-graduação em Direito das Autarquias Locais, foi director de Saneamento e Fiscalização, bem como director do Ambiente e Saneamento, durante o mandato de Francisco Tavares de 2008 -2012.

De 2012 a 2016 exerceu as funções de vereador do Pelouro da Água, Energia, Ambiente, Saneamento e Protecção Civil.

Em 2016 foi eleito presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, tendo renovado o mandato nas últimas eleições de 25 de Outubro pelas listas do MpD.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.