O crime aconteceu na noite desta sexta-feira, em Santa Maria, ilha do Sal. O homem, um cidadão natural da Guiné Bissau foi assassinado por uma mulher, com quem vivida em união de facto.
A arma do crime, segundo a TV Sal, é uma faca. O cidadão guineense foi socorrido já cadáver e transportado para o centro de saúde da ilha.
A mulher, cabo-verdiana, está sob alçada das autoridades policiais, podendo ser apresentada nas próximas horas ao Tribunal da Comarca do Sal para as necessárias medidas de coação.
Os motivos que levaram a mulher a matar o seu companheiro são ainda desconhecidos. Este será certamente mais um caso de crime baseado no género a engrossar as estatísticas de violência contra pessoas em Cabo Verde.
A violência baseada no género é um dos grandes problemas sociais de Cabo Verde. De acordo com o relatório anual sobre a situação da Justiça, referente ao ano judicial 2020/2021, elaborado pelo Conselho Superior do Ministério Público (CSMP), transitaram para o atual ano judicial, iniciado em 31 de julho, um total 2.025 processos de crimes de VBG.
De acordo com o documento, registou-se "uma diminuição de pendência na ordem dos 18,2%" em 2020/2021, ano em que deram entrada 1.832 processos (-2,1% face a 2019/2020), durante o qual foram resolvidos 2.283 casos e para o qual tinham transitado, do ano judicial anterior, 2.476 processos.
Os crimes de VBG abrangem, genericamente, a violência física, na família ou no namoro, a violência doméstica, psicológica, emocional ou sexual, sendo as mulheres as principais vítimas.
Comentários