Morreu um dos russos do cargueiro com 10 toneladas de cocaína. Julgamento já tem data
Sociedade

Morreu um dos russos do cargueiro com 10 toneladas de cocaína. Julgamento já tem data

Faleceu na noite de ontem no Hospital Agostinho Neto um dos 12 cidadãos russos presos na cadeia central da Praia depois de flagrados pela Polícia Judiciária, no ano passado, com 10 toneladas de cocaína a abordo do cargueiro ESER. Julgamento começa dia 27 deste mês.

A cerca de duas semanas do arranque do julgamento dos suspeitos da "Operação ESER", um dos 12 marinheiros russos que integravam a tripulação do cargueiro morreu esta terça-feira, 14, no Hospital Agostinho Neto. Sergey Zhivotov, de 59 anos, estava internado há cerca de uma semana devido a complicações no intestino - aliás, segundo fontes de Santiago Magazione, estava frequentemente a dirigir-se aos médicos - mas não resistiu desta vez e foi dado como morto por volta das 20h00 de ontem.

Os seus colegas foram informados esta tarde e a Embaixada da Rússia deverá agora proceder aos trâmites para a transladação do corpo, tendo inclusive contactado os advogados para tratar das démarches.

A morte de Zhivotov acontece a duas semanas de iniciar o julgamento dos russos do ESER. A primeira sessão de audiência, segundo Santiago Magazine confirmou junto de fonte segura, está agendada para o dia 27 deste mês, quatro dias antes de completar um ano da sua detenção (31 de Janeiro de 2019).

Nesse dia, a Polícia Judiciária apreendera 9.570 quilos de cocaína - 260 fardos (volumes) - num cargueiro de bandeira do Panamá que atracou no Porto da Praia e deteve 12 cidadãos russos, na maior apreensão de droga no país.

Na operação de busca, descarga, acondicionamento, transporte e guarda do produto apreendido, a PJ informa que contou com a cooperação e suporte técnico da Polícia Judiciária Portuguesa, da Polícia Nacional Francesa, bem como das forças de segurança nacionais, designadamente, as Forças Armadas, Polícia Marítima e ainda a ENAPOR e do Porto da Praia.

Na sequência da operação ESER [nome do cargueiro], a polícia científica deteve 12 cidadãos, todos de nacionalidade russa, que desde então ficaram a aguardar julgamento em prisão preventiva, sob acusação de tráfico internacional de droga.

Esse cargueiro, oriundo da América do Sul, tinha como destino a cidade de Tânger, no norte de Marrocos, mas fez uma escala no Porto da Praia para cumprir os procedimentos legais relacionados com a morte a bordo de um dos 13 tripulantes que iniciaram a viagem desde a América do Sul.

Sucede que a PJ já estava na posse de informações de que se tratava de uma embarcação suspeita de transportar uma quantidade indeterminada de estupefacientes. E, a troca de informação operacional com o MAOC-N (Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics), com sede em Lisboa, a judiciária cabo-verdiana punha em marcha a "Operação ESER", a maior quantidade de droga alguma vez apreendida em Cabo Verde.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.