O primeiro presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) de Cabo Verde, Raul Querido Varela, morreu esta terça-feira, 19, na cidade da Praia, aos 96 anos, vítima de doença prolongada, informou o Conselho Superior de Magistratura Judicial (CSMJ).
Em comunicado, a mesma fonte adiantou que o antigo juiz conselheiro Raul Querido Varela morreu durante a manhã na sua residência em Achada de Santo António.
Querido Varela foi nomeado primeiro presidente do então Conselho Nacional de Justiça, atual Supremo Tribunal de Justiça, em 27 de setembro de 1975, quase três meses após a independência do país, conseguida de Portugal em 05 de julho desse mesmo ano.
Nascido em 29 de dezembro de 1925, em Santa Catarina, de Santiago, Raul Querido Varela foi ainda o primeiro embaixador de Cabo Verde nos Estados Unidos da América e o México.
Iniciou a sua vida profissional nos anos 1940, como aspirante de Finanças na Praia e em Santa Catarina e posteriormente tesoureiro de Finanças no Tarrafal de Santiago.
Em 1954, foi nomeado secretário de Finanças no Maio, mas entrou de licença ilimitada para continuar os estudos a nível universitário, tendo licenciado em Direito, pela Universidade de Coimbra.
Raul Querido Varela é lembrando como um dos primeiros magistrados na história da Justiça cabo-verdiana.
“Um posto que ocupa durante 22 anos. Deixou o exercício da magistratura no dia 24 de setembro de 2015, altura em que se aposentou aos 85 anos tendo sido homenageado por um grupo de magistrados, oficiais de Justiça amigos e familiares”, recordou o órgão superior da hierarquia dos tribunais judiciais cabo-verdiano.
Com Lusa
Comentários