A artista plástica Bela Duarte (Isabel Duarte) morreu na tarde de terça-feira,20, aos 83 anos, em São Vicente.
Esta informação foi avançada à Inforpress em nota pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas que expressou “profundas condolências” pela morte desta artista que classificou como “uma figura incontornável da tecelagem, que parte, mas eterniza-se na sua Arte”.
Bela Duarte, nasceu em São Vicente, em 1940. Formou-se em Artes Decorativas em Lisboa e foi discente no Curso de Desenho Artístico pela Sociedade Nacional de Belas Artes.
Em 1974, já em Cabo Verde, leccionou Desenho no ciclo preparatório. Em 1976, integrou o núcleo fundador da Cooperativa Resistência, mais tarde Centro Nacional de Artesanato (CNA), onde ensinou tecelagem, tapeçaria e batique.
Do seu percurso artístico, além de Cabo Verde, participou em exposições na Áustria, Bélgica, Estados Unidos da América, França, Itália e Portugal. Foi distinguida com a Primeira Classe da Medalha do Vulcão, em 2010, e Primeira Classe da Medalha de Mérito da República de Cabo Verde, em 2018.
A artista também foi homenageada com a atribuição do seu nome a uma galeria do novo Centro Nacional de Arte Artesanato e Design (CNAD) e o seu nome consta das figuras eternizadas no projecto “Passeio das Alma das Ilhas” na Rua de Lisboa, feito pelo Ministério da Cultura.
Comentários