O Movimento Safendetudora da cidade da Praia está a promover uma campanha para ajudar Eloisa Lopes Pereira Vaz a fazer tratamento contra cancro. Residente em Ponta d´Agua e mãe de dois filhos, esta mulher de 37 anos está a sofrer com cancro desde o ano passado, quando foi-lhe diagnosticada a doença, após dois meses de internamento no Hospital Agostinho Neto.
Com o diagnóstico nas mãos, a família conseguiu que ela fosse para Dakar, Senegal, a fim de prosseguir tratamento, mas acabou por receber a triste notícia de que ela tem cancro nos dois ovários, notícia que viria a mudar por completo a sua vida e a dos seus familiares.
Entretanto, nada ainda está perdido. Os médicos - Clínica Genecologia Dr. Pina - garantiram que há tratamento sim para o caso da Eloisa, através da cirurgia, cujo custo está avaliado em 500 mil escudos. Trata-se de um valor muito elevado para as posses desta humildade mãe, que assim viu-se forçada a regressar a Cabo Verde.
Chegada ao país, Eloisa não cruzou os braços aceitando a doença, antes começou a pedir ajuda junto de pessoas e instituições para ver se consegue fazer a cirurgia e eliminar a doença do seu corpo.
Nesta saga, entra o Safendetudora, que criou a campanha para ajudar Eloisa. Samira Fernandes, da organização, disse ao Santiago Magazine que, neste momento, a doença está a avançar todos os dias e que Eloisa, sem medicamentos, vem sofrendo com fortes dores sem poder fazer nada, para reverter a situação
“Penaliza-nos muito assistir o sofrimento desta senhora, sem condições monetárias para ajudá-la, sabendo que saúde é o bem mais precioso que possuímos nessa vida”, lamenta Samira Fernandes.
A adesão das pessoas na diáspora tem sido boa e é notória a preocupação de muitos à volta deste problema.
Neste momento, segundo Samira, para além da ajuda monetária, as pessoas têm ajudado como orações, mas “precisamos sensibilizar as mentes e os corações dos nossos sobre a importância da solidariedade e amor ao próximo, no sentido de assumirmos a nossa quota-parte de responsabilidades em relação àqueles que sofrem por algum motivo”.
Safendetudora pretende, neste Março, mês dedicado a mulher, “pedir encarecidamente que olhem pela situação de D. Eloisa, que apesar da situação muito precária, de viver, não pode trabalhar e luta sozinha dia e noite contra um monstro mudo que é o Cancro”.
“Hoje vive na incerteza do amanhã e só pede ajuda para salvar a vida e ter a chance de criar, educar e encaminhar os seus filhos para um destino melhor. Por favor vamos ajudar com o pouco que temos, porque hoje Eloisa precisa amanhã pode ser qualquer um de nós. Esta doença não escolhe raça, cor, status social, rico ou pobre”.
O Movimento Safendetudora nasceu da união de um grupo de amigos que são o reflexo da superação dum passado muito obscuro, da comunidade de Safende.
O grupo, assim unido, sentiu a necessidade de fazer algo e saiu à procura dos que estão à margem da pobreza e humilhação para ajudar com pouco que pode e restituir os valores da família e educação que são a arma contra a delinquência e o abandono escolar.
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
Nome completo: Eloisa Lopes Pereira Vaz; Conta (CECV): 8133004.101; Telefone: 9399196 / 5963040 (viber)
Comentários