O Governo, através do Ministério da Agricultura e Ambiente, fez hoje a apresentação pública do vale cheques orçado em 80 milhões de escudos para aquisição bonificada de alimentos para o salvamento do gado
A apresentação foi feita pelo ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, durante uma conferência de imprensa hoje na Cidade da Praia, onde explicou que se trata de um instrumento criado para a bonificação da aquisição da ração para animais, no quadro do programa de emergência para mitigação da seca e do mau ano agrícola.
“Nesta primeira fase o Governo inscreveu 80 milhões de escudos para a impressão do vale cheques, montante esse que de acordo com o plano será triplicado durante todo o período do salvamento de gado”, disse adiantando que este subsídio em conjugação com o crédito sem juros vai permitir que de facto os agricultores e criadores de gado tenham condições de salvar os seus rebanhos.
Gilberto Silva adiantou que uma equipa técnica formada por elementos de cada comunidade, por profissionais do Ministério da Agricultura e Ambiente e da Câmara Municipal de cada concelho vão efectuar visitas técnicas aos criadores de gado e agricultores e com base naquilo quer for constatado será aplicado a fórmula e a atribuição do valor justo definido pelo ministério.
“Esta bonificação foi calculada para 20% (por cento) do valor fixo reduzido da ração e com base na quantidade mínima necessária para o salvamento de gado o criador poderá escolher que ração vai adquirir sendo que foram definidas duas espécies de ração, designadamente a fórmula A e B”, explicou sublinhando que cada vale cheques é de 300 escudos, e com esse instrumento o agricultor só poderá comprar apenas aquilo que for considerado de mínimo para o salvamento do gado.
Gilberto Silva adiantou que os vales cheques serão distribuídos pelos Correios de Cabo Verde em cada concelho e a atribuição no terreno será feita pelos técnicos do ministério da Agricultura e Ambiente devidamente credenciados.
Para o governante, o vale cheques é um mecanismo e instrumento legal e financeiro que vai permitir a bonificação da política de salvamento de gado com base na aquisição de alimentos para animais a um preço fixo e reduzido.
A atribuição de vale cheques vem na sequência da assinatura do protocolo de colaboração entre o Governo e as empresas de produção e venda de ração, designadamente, Unidade de Produção de Ração Animal – Rações de Cabo Verde (Upranimal), Moagem de Cabo Verde (Moave), Suinave e Mutivet, rubricado na última semana.
O acordo visa produzir e colocar no mercado ração num preço unificado e reduzido a nível nacional permitindo assim o salvamento do gado.
Com Inforpress
Comentários