Dez concelhos de Cabo Verde já ultrapassaram 70% da população adulta completamente vacinada. Informou hoje o Director Nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto, na habitual conferência de imprensa para fazer o ponto de situação da pandemia no país, afirmando ainda que há outros oito concelhos que já ultrapassaram os 70% com pelo menos uma dose.
Na mesma conferência de imprensa, aquele responsável precisou ainda que até 21 de Novembro foram aplicadas 548.772 doses de vacinas contra a covid-19, sendo a maioria da AstraZeneca.
“Ainda temos Santa Catarina de Santiago, São Salvado do Mundo, Tarrafal de Santiago que, como sabem, estão um pouco mais atrasados em termos da taxa de cobertura da primeira dose, mas por exemplo, Santa Catarina já tem 62,9%, está a caminhar para os 70%. Picos também tem 62,7% e Tarrafal de Santiago 58%”, avançou.
Na ilha da Boa Vista, Jorge Noel Barreto disse que ainda há a questão da actualização da população, mas que as pessoas continuam a procurar os postos de vacinação, embora as autoridades sanitárias desejem que procurassem mais.
A nível nacional, prosseguiu, a taxa de cobertura da vacinação completa é de 65,8%, ou seja, disse, faltam 15.500 pessoas para que se possa atingir 70% da população adulta completamente vacinada.
“Apelamos às pessoas que já têm critério para tomar a segunda dose, ou seja, que já cumpriram o período mínimo exigido para tomar a segunda dose da vacina contra a COVID-19 que o façam o mais breve possível para que possam ficar completamente vacinados, melhor protegidos e com menos probabilidade de terem as consequências graves da COVID-19 que nós todos já conhecemos”, suplicou.
Em termos de taxa de cobertura da primeira dose a nível nacional, Jorge Noel Barreto relatou que já está em 82,4%.
“Já conseguimos vacinar também, em relação aos jovens com idade entre 18 e 39 anos de idade, 119.460 pessoas nesta faixa etária, o que corresponde a 54,8%”, completou.
Jorge Noel Barreto disse ainda que os resultados da vacinação são muito bons, mas que está estipulada uma meta de vacinar 85% da população adulta que por enquanto é a elegível, tendo em conta as vacinas disponíveis até o final deste ano.
“Entendemos que mantendo-se o ritmo de vacinação das primeiras doses vai ser possível atingir esta meta até o final do ano. Apenas gostaríamos que as pessoas que ainda não receberam a primeira dose das vacinas, procurassem o mais rapidamente possível os postos de vacinação. Estamos a constatar realmente que a vacinação tem um efeito bastante positivo. Estamos há um mês sem óbitos por causa de COVID-19, um resultado que nos deixa muito satisfeitos”, frisou.
Comentários