• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Boa Vista. Ficam em prisão preventiva dois indivíduos suspeitos de violar crianças
Sociedade

Boa Vista. Ficam em prisão preventiva dois indivíduos suspeitos de violar crianças

A Polícia Judiciária, através do Núcleo de Prevenção e Investigação Criminal da Boa Vista, deteve, no passado dia 13, fora de flagrante delito, no Bairro da Boa Esperança, em Sal Rei, dois indivíduos do sexo masculino, por suspeita da prática de crimes de abuso sexual contra crianças, anuncia uma nota de imprensa da PJ.

Os suspeitos, de 18 e 40 anos, são naturais da ilha de Santiago e da Guiné-Bissau, respectivamente. Os crimes, esses, ocorreram em 2017 e tiveram como vítimas duas primas que, na altura, tinham nove e 12 anos respetivamente.

Os detidos foram presentes ao tribunal da Comarca da Boa Vista, dentro do prazo legal, para efeito de promoção do primeiro interrogatório judicial, tendo lhes sido decretado como medida de coação a prisão preventiva.

O abuso contra crianças foi o crime sexual que mais aumentou durante o ano judicial de 2016/17 em Cabo Verde, representando mais de um terço dos 523 processos por crimes sexuais entrados no Ministério Público.

Segundo dados do relatório anual do Conselho Superior do Ministério Público, entre 01 de agosto de 2016 e 31 de julho de 2017, foram registados nos serviços do Ministério Público 523 crimes sexuais, mais 19 em relação aos 504 registados no ano judicial anterior.

Dos crimes sexuais registados, 38% correspondem a abusos sexuais de crianças (197 contra 170 no ano anterior), 34% a agressões sexuais (176 contra 192 no ano anterior), seguidos de 9% correspondentes a agressões sexuais com penetração (50 contra 34 no ano anterior) e 9% referente a abusos sexuais de menores entre 14 e 16 anos (46 contra 47 no ano anterior).

As agressões sexuais representam metade dos processos por crimes sexuais pendentes no Ministério Público, seguidas do abuso sexual de crianças, com 25%, e de agressão sexual na forma tentada, com 12%.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação