Evidências encontradas pelas autoridades, como a arma e o invólucro ao lado de Beto Alves, levam a acreditar que o presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago tentou pôr termo à própria vida esta madrugada, 22. Neste momento, Beto Alves está sob cuidados intensivos no Hospital Agostinho Neto, na Praia, "em estado muito complicado", e a correr perigo de vida.
Tudo indica que Beto Alves terá tentado se suicidar esta madrugada com um tiro, alegadamente, no pescoço. Segundo fontes policiais, que iniciaram de imediato uma investigação para apurar o que terá sucedido, foram achados ao lado do edil, na varanda do primeiro andar onde reside com a mulher e onde foi encontrado caído, a arma e o suposto invólucro da bala disparada. Estas evidências serão encaminhadas para os laboratórios da Polícia Judiciária para exames de perícia.
Uma fonte que foi dos primeiros a chegar ao local para socorrer Beto Alves confirma que viu a arma no chão, mas não sabe especificar o calibre. "É uma arma maior que 6.35mm", garante.
Santiago Magazine soube também que os guardas do prédio onde Beto Alves reside terão comentado terem ouvido um único disparo, seguido do grito da esposa do autarca, que, eventualmente em pânico com o ocorrido, teria inclusive demorado a atirar para o rés-do-chão as chaves do apartamento de modo a permitir a entrada de ajuda para que Beto Alves pudesse ser socorrido. "Beto kela bu ka ta fazi!", terá exclamado, aflita, a esposa após se ouvir o disparo, segundo versão alegadamente atribuida aos guardas da residência.
Neste momento, o estado clínico do presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina é considerado "muito complicado", conforme relata o site O País. Ao que consta, Beto Alves terá entrado em estado de coma no Hospital Agostinho Neto, para onde foi transferido desde a madrugada do Hospital Santa Rita Vieira, em Santiago Norte.
Devido ao seu quadro clínico, continua ainda sem ser operado para a remoção do projéctil supostamente alojado na zona esquerda do crânio - o que, sendo Alves destro, terá feito o disparo de baixo para cima.
Segundo a Inforpress, José Alberto Alves, conhecido por Beto Alves, continua a inspirar cuidados, porquanto “continua ainda com o projéctil alojado na cabeça”, pelo lado esquerdo, pelo que “todos os cenários” são esperados. A agência de notícias adianta que Beto Alves foi transferido do Hospital Dr Agostinho Neto para a clínica privada Cardiomed, situada mesmo defronte do hospital central, onde foi realizado o exame de Tomografia Axial Computorizada (TAC), debaixo de forte aparato policial..
Contactado por Santiago Magazine, o director do Gabinete de Comunicação da CMSC, António Alte Pinho, não descartou a hipótese de suicídio, mas prefere deixar todas as possibilidades em aberto. "Neste momento, não podemos afirmar nada porque sabemos muito pouco sobre o que aconteceu", afirmou, reiterando a necessidade de alguma prudência no tratamento público deste dramático caso.
Entretanto, a PJ emitiu há instantes um comunicado a confirmar a versão avançada em primeira mão por Santiago Magazine, o da tentativa de suicídio. "Na madrugada desta terça-feira, 22 de dezembro de 2020, a Polícia Judiciária foi chamada para se inteirar de uma ocorrência na residência do Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina de Santiago. Chegando ao local, foi informada que o Presidente tinha sido conduzido ao Hospital Regional Santiago Norte, na sequência de um disparo de arma de fogo. Feitas as diligências preliminares e recolhidas informações no local, a Polícia Judiciária comunica que tudo aponta tratar-se de uma tentativa de suicídio. No entanto, as investigações prosseguem, para cabal esclarecimento do caso".
Beto Alves foi encontrado baleado na madrugada desta terça-feira, 22, na varanda da sua residência. Uma nota da Câmara Municipal confirmou o ocorrido pouco tempo depois: "Ao início da madrugada desta terça-feira, 22, o Presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Beto Alves, foi encontrado baleado na varanda de sua residência particular, em Assomada. De imediato, foi conduzido ao Hospital Regional de Santiago Norte, sendo sujeito aos primeiros procedimentos médicos e, à hora que escrevemos esta nota de imprensa, estará a ser evacuado para o Hospital Agostinho Neto, na cidade da Praia. Não temos mais informações sobre o ocorrido, apenas podemos avançar que a Polícia Judiciária já iniciou uma investigação."
(Notícia actualizada às 13h30)
Comentários