SOB SIGNO: "MILITANTES DO PAICV/SM CLAMAM POR UMA BASE COM VOZ"
Já é público, que um bem conhecido cidadão micaelense, ousou expor o seu sentimento sobre o "modus operandi" do PAICV, em São Miguel, nada compatível com os anseios da maioria dos seus militantes, sobretudo aqueles que nunca resvalaram da sua convicção, pelos compromissos que o grande e histórico Partido Nacional, o nosso PAICV, e todo o seu contributo, em prol do povo cabo-verdiano, logo, para o concelho de São Miguel.
É com simpatia que o autor acolhe as manifestações sobre o seu ponto de vista, publicado, online, no Santiago Magazine, do passado 26/11/2020, e, verdade seja dita, o mesmo dispertara já o real sentimento dos militantes do PAICV/São Miguel, sejam eles residentes no concelho, sejam os que labutam fora, mesmo na diáspora.
A maioria dos militantes micaelenses do PAICV manifestaram, já, suas disponibilidades em dar seu contributo para melhorar o "status quo", deste nosso grande Partido, neste concelho, pois, já não se sintam dignamente representados e não compactuem com "modus operandi", como as estruturas do Partido vêm sendo dinamizadas nesta área política.
Apreciando esses comentários e sugestões registados em torno dessa divulgação, recente, sobre a realidade estrutural e funcional do PAICV, aqui em São Miguel, realça-se que a mesma vise um dispertar e revitalização do Partido, neste concelho, pelo que se ouse submeter esta CARTA ABERTA À PRESIDENTE DO PAICV, SOB SIGNO:
"MILITANTES DO PAICV/SÃO MIGUEL, CLAMAM, POR UMA BASE COM VOZ". É mesma imperiosa e urgente a marcação da eleição e renovação do seu Conselho e de um novo 1° Secretário do Sector, ou, em alternativa, se institue uma "COMISSÃO CONCELHIA INTEGRADORA", ainda neste mês de Dezembro/2020, visando, com isso, dar nova ênfase aos militantes micaelenses deste Partido e assim garantir um novo fulgor participativo. Entende-se que seja de todo incoerente apresentar-se às eleições legislativas de Março/Abril 2021 sem ter todos os órgãos do Partido em pleno funcionamento e legitimados pelo voto do "povo do partido". Isso é um imperativo do momento, visando uma dinâmica estrurada para a preparação e condução eficiente das campanhas para as eleições legislativas, já às portas.
Este é, também, o momento oportuno para uma rica reflexão sobre o estado funcional das estruturas do Partido, aqui no concelho, pois, convém falarmos dos possíveis constrangimentos, sem quaisquer receios. Falar para aceitar. Falar para reconhecer que os militantes foram, com o tempo, relegados ao descaso e têm sido preteridos, sim, na revitalização funcional das estruturas sectoriais, e, também, protelado o distanciamento do partido às suas bases e eleitores, em geral.
A renovação das estruturas concelhias do Partido, ou, em alternativa instituir uma "COMISSÃO CONCELHIA INTEGRADORA", representa o dispertar de novo prelúdio para uma militância activa e participativa, que se requer nesta fase derradeira para os embates eleitorais de Março/Abril 2021. É, também, o imprimir de uma nova dinâmica nas estruturas do PAICV em São Miguel, visando a promoção de uma militância escutada, auscultada, estimada e atendida. Uma militância que não pode ser desconsiderada na preparação das eleições legislativas, já às portas. É, sim, promover e fazer uma militância com voz.
Eu, enquanto protagonista desta missiva, reconhesso que uma grande maioria dos militantes do PAICV, neste concelho, inclusive os amigos e simpatizantes deste Partido, se sinta insatisfeita e desapontada com o "modus operandi" no funcionamento de suas estruturas. Neste sentido, penso que os militantes de base do Partido têm a responsabilidade de provocar a mudança necessária. Aliás, são os militantes de base (o Povo do Partido), os únicos, capazes e com responsabilidade de imprimir a melhoria para um novo rumo e um caminho, distinto do que o Partido, aqui no concelho, tem e vem trilhando.
Posto isso, apele-se aos mais elevados Órgãos de Direcção do Partido, nomeadamente, a Comissão Política Regional de Santiago Norte, o Secretariado Nacional, a Comissão Política Nacional e a própria Presidente do PAICV, para escutarem, atentamente, o pronunciamento da grande maioria dos militantes do Partido, aqui em São Miguel e adoptar orientações que garantam melhoria funcional, por que ora trilha PAICV, neste concelho.
É preciso, urgentemente, (re)galvanizar os sentimentos e estados de alma dos militantes de base, pelo que, repito, urge organizar e melhorar o funcionamento das estruturas do Partido, neste concelho, para que assim se possa dispertar a sua base para os próximos embates eleitorais, pois, as eleições servem para mudar, melhorar e aclarar posições, sendo clara e premente dar uma sacudidela e atender a ansiedade de um número considerável de militantes de base, ora em estado de letargia, aqui no concelho de São Miguel.
(...)
(...)
A eleição e renovação das estruturas concelhias do Partido, aqui em São Miguel (novo Conselho do Sector e um novo 1° Secretário), ou, como se sugeriu neste ofício, instuir uma "COMISSÃO CONCELHIA INTEGRADORA", representará o cumprimento imperativo de momento. Isso é, sim, o desbravar de um novo caminho pela revitalização e fazer do PAICV uma “escola modelar", nos principais centros urbanos e nas zonas rurais deste concelho, permitindo assim fazer debates e formar militantes, amigos e simpatizantes, nas suas próprias comunidades. É a promoção de uma militância com voz. É revitalizar os mecanismos de comunicação entre os Dirigentes do Partido e os militantes de base, sendo ambos emissores e receptores de boas mensagens para que se possa alcançar a propalada inclusão e solidariedade entre os militantes, e, nunca relegar, ninguém, à sua sorte !!!
O Partido, aqui em São Miguel, precisa renovar-se para que, a curto prazo, possa dinamizar a sua proximidade às comunidades, ser mais atrativo e mais aberto à sociedade civil. Neste sentido (também) há várias propostas, plenamente exequíveis, que poderão ser integradas, em tempo útil, na plataforma governantiva do partido, aqui em São Miguel, para um futuro melhor a todos.
Antes de terminar esta narrativa, apelo a todos, desde os militates de base à cúpula Nacional para que apreciem esse desiderato, assumam e promovam, com brevidade e sem complexo, a renovação das estruturas do PAICV em São Miguel, visando o bem comum...!!!
Enfim, é preciso uma mudança, sim !!!
Disse !!!
Cidade de Calheta São Miguel, 11 de Dezembro de 2020.
O Protagonista,
Serafim Silva
Comentários