• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Santiago Norte: Deputados do PAICV dizem que população está a passar por “situação de aperto”
Política

Santiago Norte: Deputados do PAICV dizem que população está a passar por “situação de aperto”

Os deputados de PAICV pelo círculo eleitoral de Santiago Norte consideraram hoje que a população da região está a passar por uma “situação de aperto” e muitas famílias não estão a conseguir levar a penela ao lume.

A constatação foi feita pelo porta-voz dos eleitos nas listas do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV – oposição), António Fernandes, que falava à imprensa em São Lourenço dos Órgãos, após a visita que efectuaram à região de Santiago Norte.

É que, segundo o deputado do principal partido da oposição, tal “situação de aperto” deve-se à alta do preço de produtos que, afirmou, tem dificultado muitas pessoas de levarem a penela ao lume três vez ao dia.

“A população [de Santiago Norte] está a passar por uma situação de aperto”, observou António Fernandes, que pediu ao Governo para estar “mais atento”, porque a população do mundo rural está a viver “momentos difíceis”, sobretudo com o aumento generalizado do preço dos produtos.

“É preciso que o Governo intensifique o programa de mitigação da alta de preços, porque a população de Santiago Norte está a pagar muito caro pelos produtos”, insistiu o parlamentar.

Os deputados do PAICV instaram o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA) a estar mais perto dos agricultores, tendo em conta o aproximar da época das chuvas, para, pelo menos, apoiá-los com sementes e no combate às pragas após a queda das primeiras chuvas.

A falta de água para consumo, para agricultura e para a criação do gado e a habitação social foram apontadas pelo deputado “tambarina” como problemas “gritantes” que a população do meio rural vem enfrentado.

Relativamente à a habitação social, aconselhou ao executivo a fazer a sinalização das casas em risco de derrocadas, visando proteger as pessoas.

Os deputados do maior partido da oposição pediram ainda uma maior atenção à segurança nas estradas da região de Santiago Norte, referindo-se às defesas metálicas de protecção de vias que se encontram caídas após vários acidentes que, lembrou, resultaram em mortes.

Este que questionou a ausência do Instituto de Estradas e câmaras municipais, pediram também ao Governo para fazerem a sinalização dos pontos de risco das estradas em Santiago Norte, não obstante terem apelado aos condutores a terem maior cuidado nas estradas.

Na ocasião, António Fernandes, que esteve ladeado dos demais deputados do PAICV pelo circulo eleitoral de Santiago Norte, exortou o Governo a liquidar as dívidas que tem para com os condutores desde o ano passado.

Partilhe esta notícia