Os candidatos independentes à Câmara Municipal de Santa Catarina, Félix Cardoso, do grupo “Santa Catarina Acima de Tudo – SAT”, e Aquilino Varela, que lidera a “Iniciativa Cidadã” estão em vias de fundirem os dois projectos eleitorais, cenário em fase avançada de negociação e que deverá ser anunciado a qualquer momento.
Segundo apurou Santiago Magazine, tanto Félix Cardoso quanto Aquilino Varela estão inteteressados em juntar os seus projectos, dando vazão um apelo de muitos dos seus apoiantes que entendem ser melhor para Santa Catarina uma candidatura conjunta dos dois cidadãos, quadros respeitados na cidade do Planalto e em todo o interior do concelho santacatarinense.
As negociações para uma aproximação dos dois projectos estão em fase final, devdno ser anunciado elos dois políticos a qualquer instante, disse a este jornal uma fonte conhecedora do processo, que acrescenta que essa fusão iminente surge por pressão da sociedade santacatarinense, no sentido de terem uma candidatura independente forte, capaz de pleitear e até ganhar a Câmara Municial aos partidos da ourela do poder, MpD e PAICV.
Félix Cardoso e Aquilino Varela andaram juntos no comando da SAT, alcançando um score valioso nas autárquicas de 2020, que permitiu por exemplo eleger Cardoso como vereador.
Félix Cardoso, com base nisso, sempre mostrou interesse em concorrer pela segunda vez à presidência da câmara de Santa Catarina, desta vez com uma candidatura independente “Santa Catarina Acima de Tudo e Para Todos”.
“A minha candidatura vem na sequência da de 2020, que é servir o meu concelho, dar o meu contributo enquanto quadro e filho desde concelho, ajudar e contribuir para o desenvolvimento do concelho”, afirmou o candidato independente.
Antes de assumir essa candidatura, Aquilino Varela anunciou que iria concorrer também como independente pela Iniciativa Cidadã, mostrando desde logo uma divisão com Cardoso. Os dois projectos, de facto, foram sendo cozinhados em searado, mas agora, por apelo dos seus apoiantes e potenciais eleitores, decidem pela fusão das duas candidaturas, formando uma dupla vitoriosa, com o único objecto de arregimentar a base eleitoral, ganhar mais força e surgirem perante os santacarinenses como verdadeira alternativa ao poder local no segundo maior município de Santiago, capital de Santiago Norte.
Em Santa Catarina é conhecida a candidatura de Jacinto Horta, que vai encabeçar a lista MpD, do actual deputado nacional Armindo Freitas, para o PAICV, que também concorre pela segunda vez, e da engenheira agrónoma Adalgisa da Veiga Monteiro, que lidera a lista da UCID.
Comentários