Cabo Verde vai reforçar a ligação aos Estados Unidos, onde tem uma forte comunidade da diáspora, com a entrada em funções de uma nova cônsul honorária em New Jersey, anunciou hoje o Governo.
A apresentação vai ser feita durante a visita que o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, realiza este mês aos Estados Unidos da América (EUA), a propósito da participação na 78.ª Assembleia-Geral das Nações Unidas.
À margem da agenda oficial da ONU, a divulgar, “o primeiro-ministro vai reunir-se com a comunidade cabo-verdiana”, anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares.
“Iremos anunciar o início de funções de uma cônsul honorária na zona de Nova Iorque, em New Jersey”, referiu o governante, sem adiantar mais detalhes, enquanto se aguardam tramitações junto das autoridades norte-americanas.
“Na reunião com a comunidade, também iremos falar das possibilidades de investimento cabo-verdiano e americano, em relação à nossa economia”, destacou.
Na deslocação aos EUA, os encontros do líder do Governo com as comunidades estendem-se também ao nordeste, a Boston, onde reside grande parte dos emigrantes.
Há 1,5 milhões de cabo-verdianos e descendentes a viver fora do arquipélago, que tem cerca de meio milhão de residentes.
Comentários