• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Praia: Plano de emergência para época das chuvas ronda os 90 mil contos
Política

Praia: Plano de emergência para época das chuvas ronda os 90 mil contos

A Câmara Municipal da Praia já está a finalizar o seu plano de emergência para a época de chuvas que, este ano, segundo o presidente da autarquia, Francisco Carvalho, ronda os 90 mil contos.

A informação avançada à imprensa pelo edil, após as primeiras chuvas caídas no domingo, 19, e dá conta ainda de um plano de reforço para intervenções nos bairros mais críticos, visando dar respostas às necessidades da época.

“Os diferentes departamentos da câmara municipal, que têm responsabilidade nesta matéria, anualmente elaboram o plano de acção das chuvas. Teremos o plano pronto esta semana, mas há várias acções que foram já materializadas ao longo do ano”, disse, apontando acções como limpezas das valas, obstruções das ribeiras e sítios por onde circula a água.

Francisco Carvalho avançou que as áreas de maior risco já foram identificadas há vários anos, pelo que só assim se pode trabalhar.

“O processo de expansão da cidade foi sendo realizado ocupando áreas de elevado risco ambiental e todos nós sabemos que foi um processo iniciado há décadas e que resulta de uma total ausência de planificação”, sublinhou, tocando o dedo na ocupação urbana desorganizada e clandestina de áreas de elevado risco.

Ainda segundo Francisco Carvalho, “pela primeira vez na história da câmara da Praia”, está-se perante uma “planificação aprofundada” de tudo quanto tem a ver com a questão do território.

Face às primeiras chuvas caídas no município este domingo, o presidente da Câmara Municipal da Praia apelou aos munícipes para tomarem consciência do estrago que as chuvas podem provocar quando a desorganização impera.

Partilhe esta notícia