O Governo de Cabo Verde declarou hoje situação de emergência social e económica em Cabo Verde derivada dos impactos da Guerra na Ucrânia.
O anúncio foi feito num comunicação ao país pelo chefe do Governo, Ulisses Correia e Silva, quem disse que esta Guerra está a impor ao mundo um choque humanitário, económico e social dramático.
“A escalada de preços internacionais desses produtos, provocada pela guerra na Ucrânia, afeta fortemente o consumo e a segurança alimentar e nutricional da população (...) o aumento dos preços provocados pela guerra na Ucrânia afeta a situação de segurança alimentar e nutricional e que as pessoas precisam agora de mais dinheiro para comprar a mesma quantidade de produtos alimentares”, disse.
Ulisses Correia e Silva, que anunciou um conjunto de medidas de mitigação, avançou ainda que uma iniciativa legislativa vai ser introduzida no Parlamento, em regime de urgência, para reduzir a taxa de Imposto sobre Consumo Especial sobre gasóleo e gasolina, bem como para reduzir a taxa de Direitos da Importação sobre gasolina, de 20 para 10% e reduzir a taxa de Direitos de Importação sobre fuel 180 e 380, de 5% para zero.
O custo total para a implementação das medidas de mitigação dos efeitos das crises alimentar e energética é de 8,9 milhões de contos até ao final deste ano de 2022.
Comentários