• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Praia. Câmara Municipal financia 29 projetos no âmbito do Programa Praia Empreende
Política

Praia. Câmara Municipal financia 29 projetos no âmbito do Programa Praia Empreende

A Câmara Municipal da Praia procedeu à assinatura do contrato de financiamento da primeira edição do Programa Praia Empreende,  beneficiando 52 jovens e 29 projectos, num investimento global de 12 mil contos.

À luz do regulamento, a autarquia da Praia disponibiliza um financiamento de 300.000$00 para candidatos individuais e 500.000$00 para candidaturas de empresas. criadas na Cidade da Praia, beneficiando directamente 52 Jovens.

Os projectos seleccionados cobrem as diversas áreas do fomento ao empreendedorismo, a serem realizados e/ou implementados no município da Praia e têm assegurados tanto o apoio financeiro, como em matéria de capacitação e acompanhamento institucional da Câmara Municipal da Praia.

O presidente da CMP, Francisco Carvalho, ao destacar esta iniciativa, que considerou ser inédita em toda a vida da autarquia, referiu que se pretende com esta aposta fomentar o empreendedorismo na Cidade, e ainda fixar quadros na região, com vista a criação do autoemprego, incentivo e apoio à criação de empresas, principalmente de carácter inovador.

Contribuir para o desenvolvimento socioeconómico do concelho nas áreas de prestação de serviços, energias renováveis, novas tecnologias de comunicação e informação, turismo/restauração, gastronomia, agricultura e ambiente e pequenos negócios afiguram-se ainda como outros propósitos do Praia Empreende.

Ao referenciar os beneficiados como 29 futuros novos empresários no município da Praia, Francisco Carvalho afirmou que “Praia Empreende é importante para o município da Praia e Cabo Verde, com ligações directas a jovens de diferentes pontos de Cabo Verde residentes na Cidade da Praia neste “contexto complicado” por causa da pandemia que afectou fortemente o tecido económico/empresarial.

Para o sucesso deste projecto, o autarca considerou fundamental o processo de acompanhamento, razão pela qual revelou que foi criado um Observatório no quadro do Gabinete de Empreendedorismo enquanto responsável do projecto, com o propósito de fazer também seguimento e a avaliação dos jovens e projectos beneficiados.

Os 29 projectos seleccionados, segundo a CMP, vão  sair do universo de 517 candidaturas que concorreram ao edital.

 

Partilhe esta notícia