• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
PR. "Não é segredo para ninguém que Cabo Verde é o país com mais dívida na CEDEAO"
Política

PR. "Não é segredo para ninguém que Cabo Verde é o país com mais dívida na CEDEAO"

O Presidente da República revelou hoje que Cabo Verde é o país com mais dívidas na Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), mas garantiu que o país já comprometeu-se a pagar uma parte das mesmas até a próxima cimeira dos chefes dos Estados e dos Governos que acontece em Dezembro. Se não pagar não poderá participar nas eleições para presidir a Comissão da comunidade.

Num encontro/almoço com os jornalistas, na cidade da Praia, para assinalar um ano do seu segundo mandato, Jorge Carlos Fonseca respondeu várias questões aos jornalistas, entre os quais o do cargo do presidente da Comissão da CEDEAO, que já tem a vontade expressa do deputado nacional e vice-presidente do Parlamento da CEDEAO, Orlando Dias e do comissário da CEDEAO para as Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Isaías Barreto.

O Presidente da República explicou que para que o Estado de Cabo Verde indique um nome para ocupar o cargo do presidente da Comissão da CEDEAO, terá que ser eleito presidente da Comunidade. Entretanto, para tal, terá que saldar as dívidas que vem acumulando ao longos dos anos.

“Cabo Verde vai resolver o problema das cotas e não é segredo para ninguém que Cabo Verde é o país com mais dívidas na CEDEAO, mas já nos comprometemos em pagar uma parte das dividas até a próxima cimeira em Dezembro”, esclareceu Jorge Carlos Fonseca.

Em relação ao perfil do presidente da Comissão e sem indicar o nome da pessoa que pensa ser ideal para ocupar o cargo, ele considerou que deve ser uma pessoa com experiência política forte e que, no entanto, tiver experiência governativa e conhecer bem a CEDEAO, é uma mais-valia, porque é uma figura “muito importante” e uma espécie do “primeiro-ministro da CEDEAO”.

Jorge Carlos Fonseca esclareceu que, neste momento, não está totalmente assegurado que o cargo do presidente da CEDEAO será de Cabo Verde, mas que o país já manifestou a sua intenção de sê-lo, já que se não o fizer agora, terá outra oportunidade só daqui a 18 ou 20 anos.

Neste sentido, o Chefe do Estado já teve a oportunidade de redigir uma missiva ao presidente da CEDEAO manifestando a pretensão de Cabo Verde em ocupar o cargo da presidência.

No mesmo encontro com os jornalistas, Jorge Caros Fonseca, anunciou que vai patrocinar a realização, em Janeiro de 2018, de um fórum sobre a regionalização, que deverá contar com a participação de políticos e especialistas nacionais e estrangeiros.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação