• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
PM garante que Óscar Santos tem “perfil adequado” para governador do BCV
Política

PM garante que Óscar Santos tem “perfil adequado” para governador do BCV

O primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva garantiu esta terça-feira, 5, na Cidade da Praia, que o economista Óscar Santos tem “perfil adequado” para o cargo de governador do Banco de Cabo Verde (BCV).

“É um reputado economista, quadro do BCV e tem experiência. Estamos cientes que fará bem o cargo de governador”, afiançou Ulisses Correia e Silva, em declarações à imprensa à margem de uma Conversa Aberta com os jovens formandos e empreendedores do Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial (CERMI).

Quanto à posição do PAICV, que considerou essa nomeação “parcial”, o chefe do Governo recordou que Cabo Verde já teve ministros das Finanças que foram governadores do BCV, referindo aos casos de Carlos Burgo e João Serra.

“O Governo está na total plenitude das suas funções para nomear e exonerar e sem nenhumas restrições de natureza política, ética e legal para decidir sobre nomeações e exonerações”, afirmou Ulisses Correia e Silva.

O Governo nomeou esta segunda-feira, 04, o ex-presidente da câmara da Praia, Óscar Santos para o cargo de governador do Banco de Cabo Verde (BCV), substituindo João Serra, que chegou ao fim da sua comissão de serviço.

A informação consta no Boletim Oficial (B.O.) de 04 de Janeiro, indicando que a decisão saiu do Conselho de Ministros, que também nomeou para administradores do BCV António Varela Semedo, Maria Tereza Lopes da Luz Henriques e Elias da Veiga Pereira, que substituem Carlos Manuel da Luz Delgado Rocha, Horácio Moreira Semedo e Carlos Alberto Carvalho Furtado.

O Governo justifica a formalização da cessação, por caducidade, do mandado do governador João Serra e dos administradores, com o facto de o mesmo ter a duração de cinco anos, renovável uma só vez, por igual período.

A resolução aprovada em Conselho de Ministros, que nomeia Óscar Santos, entrou em vigor esta terça-feira, 05.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação