• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Parlamento. PAICV diz que recrutamentos da administração pública têm sido feitos com base em “simpatia partidária”
Política

Parlamento. PAICV diz que recrutamentos da administração pública têm sido feitos com base em “simpatia partidária”

O deputado do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição), Walter Évora, disse hoje no parlamento que os jovens cabo-verdianos formados não confiam nos recrutamentos da administração pública, que não são transparentes e não são feitos com base na meritocracia, mas sim na “simpatia partidária”. 

Na sua declaração política no arranque do debate com o ministro Adjunto do Primeiro Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, este eleito pelo cículo da Boa Vista frisou que em Cabo Verde há um número crescente de jovens nos centros urbanos e no meio rural que afirma não conseguir nenhuma fonte de rendimento para suprir as suas necessidades básicas. 

“32,5% dos jovens cabo-verdianos estão desempregados. 77.480 jovens cabo-verdianos entre os 15 e os 35 anos estão fora do sistema de ensino e sem emprego. Desses 77.480 jovens, 71% não concluiu o ensino secundário. 23.513 cabo-verdianos estão numa condição de subemprego e a esmagadora maioria são jovens entre os 15 e os 24 anos”, apontou.

Walter Évora afirmou ainda que há um “aumento preocupante” de jovens formados, com licenciatura, que estão numa situação de desemprego prologando e que o mercado de trabalho não consegue absorver a quantidade de jovens que são formados todos os anos.

“Há uma grande discrepância entre as ofertas formativas e as necessidades do mercado de trabalho. É o próprio Ministro da Juventude que afirmou, numa conferência organizada pelo grupo parlamentar do MPD, que a juventude Cabo-verdiana tem falta de competência para ser competitivo no mercado de trabalho”, acrescentou.

Évora salientou ainda que no mundo rural, o desemprego juvenil é também particularmente preocupante, uma vez que não há uma política de estímulo das atividades produtivas no meio rural.

“Os jovens do meio rural não tem acesso a terra, que um dos principais fatores de produção, como também o governo não conseguiu estabelecer um elo entre aa atividades produtivas do no meio rural e o mercado de consumo no sector turístico”, prosseguiu.

Este parlamentar disse também que dos jovens que estão no mercado formal de trabalho a maioria está empregada no sector do turismo, principalmente nas ilhas do Sal e da Boavista, onde auferem de salários baixos em contraste com o custo de vida elevado principalmente nessas duas ilhas.

“O aumento do preço dos bens essenciais registado neste ano, reduziu significativamente o poder de compra desses jovens trabalhadores. A situação económica da juventude caboverdiana é muito difícil e está a ter um forte impacto a nível social. Conseguir uma casa própria é cada vez mais difícil para um jovem Cabo-verdiano, mesmo entre aqueles que estão empregados”, indicou.

Walter Évora afirmou ainda que o abandono escolar, o consumo abusivo do álcool, a criminalidade juvenil, os problemas de foro psicológico, são em grande parte consequência das vulnerabilidades económicas da juventude cabo-verdiana. 

As atividades desportivas que são uma importante dimensão da juventude caboverdiana, vem sendo muito afetadas pela redução de investimentos do governo no sector desporto e pelo facto de grande parte das verbas disponíveis serem  absorvidas no funcionamento dos institutos criados pelo governo e não nas próprias atividades desportivas.

“As medidas anunciadas pelo Governo de combate aos problemas da juventude são insuficientes, ineficazes e não levam em conta a dimensão estrutural dos problemas da juventude cabo-verdiana. O governo não se apercebe que depois de dois anos de pandemia os jovens empresários caboverdianos estão sem margem para mais endividamento”, frisou.

De entre outros, Walter Évora afirmou que o governo não se apercebe também que para os jovens que estão sem emprego e que ainda não concluíram o ensino secundário o empreendedorismo e o recurso ao crédito bancário não é solução para milhares de jovens que estão nesta situação.

 

Partilhe esta notícia