• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Parlamento. MpD destaca que jovens conhecem oportunidades que lhes foram criadas pelo Governo
Política

Parlamento. MpD destaca que jovens conhecem oportunidades que lhes foram criadas pelo Governo

O vice-presidente do grupo parlamentar o Movimento para Democracia (MpD – situação) disse hoje no Parlamento que as oportunidades criadas por este Governo são do conhecimento dos jovens e que são muitas indo desde os setores da educação, formação, habitação, passando pelos programas de apoios e incentivos ao empreendedorismo, beneficiando jovens de todas as ilhas do país e de todos os extratos sociais.

Na sua declaração política no arranque do debate com o ministro Adjunto do Primeiro Ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, Euclides Silva começou por dizer que nos últimos anos, o país passou por grandes dificuldades com 4 anos de seca e a pandemia do Covid-19.

“Foram sobretudo anos difíceis, mas que mostraram a resiliência de Cabo Verde, que mostraram a resiliência dos jovens. E isso só foi possível porque nunca se assistiu a tamanho investimento social em Cabo Verde, ou seja, na juventude! As transferências sociais aumentaram de 5,8 milhão de contos em 2015 para 10 milhões de contos em 2021, mostrando que o Governo soube com inteligência interpretar as dificuldades e disse presente”, disse.

Euclides Silva afirmou também que quando o Governo implementou o lay-off, foram sobretudo os jovens que foram impedidos de ir para o desemprego, completando que foram mais de 24.423 trabalhadores, maioritariamente jovens, que se mantiveram empregados graças a esta “medida de política responsável”.

“Quando o Governo trouxe a moratória, foram milhares de jovens que viram aliviados as suas despesas bancárias, aplicando o seu rendimento no essencial. Quando o Governo conseguiu milhares de vacinas, foi principalmente a nossa juventude a usufruir das mesmas. Neste momento, Cabo Verde é dos poucos países africanos que atingiu os objetivos estabelecidos pela OMS, e por isso paulatinamente a atividade económica vai sendo retomada”, realçou

Prosseguindo, acrescentou que quando o Governo investiu na formação profissional, foram mais de 33 milhares de jovens que usufruíram desta medida, desde 2016, frisando ser bom recordar que a empregabilidade da formação profissional é a volta de 60%.

“Quando implementámos um programa ambicioso de estágios profissionais, foram os jovens que beneficiaram. São mais de 9 mil jovens que acederam a este programa, com uma taxa de empregabilidade superior a 70%. Quando o Governo avançou com o ensino gratuito e obrigatório do pré-escolar até ao 12º, isentando do pagamento de propinas, são os jovens os principais beneficiários. Quando o Governo atribuiu mais 3.600 bolsas de estudo anualmente, para os estudantes do ensino superior são essencialmente os jovens os beneficiários”, indicou.

Euclides Silva disse ainda que o Governo aumentou o emprego público, através do PRRA, foram essencialmente jovens que beneficiaram e que de “forma corajosa”, retomou a bonificação de juros no crédito bancário para compra ou construção de habitação própria, aumentado o valor e a idade máxima, beneficiando mais de 4618 famílias, são os jovens os beneficiários, bem como optou por criar o programa Bolsa de Acesso à Cultura que levou a arte a mais 6600 crianças filhas de pais carenciadas em vários concelhos do país, são os jovens os beneficiários. 

“Quando o Governo criou o Instituto do Desporto e da Juventude, uma instituição desenhada de raiz, há muito reclamada pelos cabo-verdianos, que tem por missão a implementação de uma política global e descentralizada nos domínios do desporto e da juventude, são os jovens os principais beneficiários. Quando o Governo projetou e construiu 2 parques tecnológicos no país para alavancar a economia digital, foi a pensar nos jovens que vão ser beneficiários diretos dos mais 2 mil postos de trabalhos previstos”, disse.

Na reta final da sua intervenção, Silva afirmou que as oportunidades criadas por este Governo, e que são do conhecimento dos jovens, são muitas e vão desde os setores da educação, formação, habitação, passando pelos programas de apoios e incentivos ao empreendedorismo, beneficiando jovens de todas as ilhas do país e de todos os extratos sociais.

“Será que tudo foi feito para juventude? Claramente que não! Mas não se pode esquecer todo o esforço, todo o empenho que este Governo, liderado por Ulisses Correia e Silva, tem colocado na resolução dos problemas que ainda afligem a juventude”, acrescentou.

Concluindo, Euclides Silva pidiu à juventude cabo-verdiana que continue a acreditar, “porque com este Governo, com esta maioria, nunca serão abandonados”.

 

 

 

Partilhe esta notícia