• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
PAICV. Calicas ganha eleições em Santiago Sul com 69,4% de votos
Política

PAICV. Calicas ganha eleições em Santiago Sul com 69,4% de votos

Carlos Tavares, Calicas, saiu vencedor das eleições internas do PAICV para a liderança da Comissão Política Regional de Santiago Sul, onde tinha como adversário Euclides Centeio (Nelson).

As eleições aconteceram durante o dia de hoje, 15 de Outubro. Carlos Tavares ganhou em todos sectores da região, com 2 mil 237 votos. O seu adversário Euclides Centeio ficou pelos 986 votos. Significa que Calicas conseguiu 69,4% e Nelson 30,6%, nesta que é a maior região política do país. Traduzido em número de mandatos, Carlos Tavares tem a presidência, dois vice-presidentes e seis vogais, já Centeio fica com apenas dois vogais. 

Estas eleições, que surgiram na sequência da perda do mandato de Euclides Centeio, ocorrida em Julho passado, na sequência da demissão de maioria dos membros da anterior comissão política, eram vistas como uma prova de fogo para a liderança da Janira Hopffer Almada, fortemente criticada pelo grupo de reflexão, do qual Euclides Centeio faz parte.

Aliás, muitas vozes cochichavam pelos cantos de que, caso Centeio ganhasse estas eleições, a liderança de Janira Hopffer Almada poderia cair. Porquê? Porque os apoiantes de Euclides Centeio sempre acusaram Janira Hopffer Almada de ser a responsavel directa pela queda da anterior comissão política regional, e encaravam estas eleições como uma disputa contra a actual liderança do partido.

E é este grupo é que se disponibilizou para de novo apoiar Centeio, num desafio permanente à actual líder do partido tambarina. E uma eventual vitória de Euclides Centeio seria não só um grande vexame para a liderança de Janira Hopffer Almada, mas também uma machadada na maior região política de Cabo Verde.

Assim, conhecidos os resultados, Janira Hopffer Almada tem, a partir de agora, caminho livre para implementar a sua política sem grandes constrangimentos internos – com a perda de Centeio, o grupo de reflexão, que tem por cabeça nomes como Felisberto Vieira, Júlio Correia, Nilda Fernandes, entre outros, já não lidera nenhuma comissão política regional, acabando como expressão residual dentro do partido.

Entretanto, em declarações à imprensa, o mandatário da candidatura de Centeio, Francisco Mascarenhas alencou um conjunto de irrigularidades que, sendo verdade, poderá pôr em causa os resultados. Mascarenhas falou de deficiente funcionamento das assembleias de voto, onde elementos da candidatura de Centeio foram impedidos de fazer parte da mesa, assembleias de voto que não funcionaram, afirmando que aguardam pelos resultados para ver o que virá a seguir. 

Carlos Tavares, 37 anos, é doutorado em Geografia Planeamento e Ordenamento do Território, mestre em Gestão de Território e licenciado em Geografia e Planeamento Regional pela Universidade Nova de Lisboa (Portugal).

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação