O MpD enalteceu hoje, no parlamento, os ganhos do Governo no sector da Educação, com “reformas abrangentes”, mas com a oposição a sugerir novas resposta ao sector.
A segunda sessão ordinária do mês de Abril, trouxe para o segundo dia parlamentar, o debate com o primeiro-ministro sobre as “Estratégias e Políticas de Educação para o Desenvolvimento Sustentável de Cabo Verde, com o PAICV a criticar a actuação do Governo e a pedir resultados das reformas implementadas.
A deputada Carla Carvalho, do PAICV, no seu discurso de abertura, considerou que o sistema de Educação “padece de males profundos” já identificados pelos agentes do sector, levando a mesma a questionar o Governo sobre os impactos que as estratégias e políticas têm tido na reconfiguração estrutural do sector, na qualidade do ensino, formação e na inclusão.
Segundo a deputada o reforço e a modernização do ensino pré-escolar prometido continuam por cumprir, afirmando que a taxa de participação diminuiu.
“As taxas de abandono escolar e de reprovação no seio dos rapazes são elevadas e a tendência é para aumentar. Apesar de toda a propaganda da promoção da igualdade de género ainda não há nenhuma luz sobre a resolução do problema do abandono escolar dos rapazes que compromete o futuro do país”, disse Carla Carvalho, do Grupo Parlamentar do PAICV.
Por outro lado, a UCID, na voz da deputada Dora Pires, considerou que a qualidade da Educação não se “circunscreve a uma media”, defendendo que a mesma, deve proporcionar conhecimento, competência e acção que capacita as pessoas.
“Necessitamos de uma articulação perfeita desde o pré-escolar ao ensino superior, acesso e equidade deve ser um dos objectivos principais do Estado, garantindo o acesso e igualdade à Educação”, sublinhou a deputada.
No entanto, para o Grupo Parlamentar (GP) do MpD, na voz da deputada Maria Trigueiros, o Governo tem investido e continua a investir numa reforma educativa abrangente e estruturante, do pré-escolar ao ensino superior, com implementação de medidas “concretas”.
Defendeu a deputada que as medidas do Governo para o sector da Educação são diversas e abrangentes e vão desde o ensino pré-escolar, passando pelo ensino básico obrigatório, o ensino secundário, o ensino superior, alunos com deficiência e com necessidades educativas especiais, a acção social escolar e universitária, a transição digital, as infra-estruturas educativas, a gestão da carreira docente, a gestão dos recursos humanos, entre outras medidas.
“A valorização da carreira docente e a profissionalização dos professores e educadores têm sido outra grande prioridade deste Governo, ciente de que a qualidade do sistema educativo depende, em grande medida, de professores qualificados, motivados e devidamente valorizados e respeitados”, disse Maria Trigueiros.
Os trabalhos na casa parlamentar vão continuar, ainda em agenda a aprovação de projectos de resolução.
Comentários
Lume, 24 de Abr de 2025
Só abstrações para justificar o dinheiro que põem nos bolsos. Nenhuma solução concreta do governo ou das oposições.
Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.