• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Luxemburgo/Cabo Verde: Quinto PIC prevê um apoio de 21 milhões de euros para sector do emprego e empregabilidade
Política

Luxemburgo/Cabo Verde: Quinto PIC prevê um apoio de 21 milhões de euros para sector do emprego e empregabilidade

O encarregado de Negócios da Embaixada do Luxemburgo anunciou hoje que o V Programa Indicativo de Cooperação (PIC) entre Cabo Verde e Luxemburgo prevê um apoio de 21 milhões de euros para o sector do emprego e empregabilidade.

Thomas Barbancey fez este anúncio à margem do Comitê de Pilotagem Conjunto de projectos no sector do emprego e empregabilidade, financiado pelo Grão-Ducado do Luxemburgo, que está reunido na Cidade da Praia para apresentar os resultados de 2020, bem como os planos para 2021.

Ao fazer o balanço dos programas implementados em 2020 financiados pelo Grão-Ducado, Thomas Barbancey disse que apesar de 2020 ter sido “um ano atípico”, o que causou “alguns atrasos” na implementação dos projectos, a Cooperação Luxemburguesa “não se esqueceu dos parceiros” e o orçamento “nunca esteve em causa”.

“Para não pôr em causa os objectivos previamente determinado decidimos prolongar o período para a implementação do Programa Emprego e Empregabilidade e o Jovem Emprego para o fim de 2021, tendo em conta a nova realidade pós-covid-19”, disse, sublinhando que o emprego e a empregabilidade constituem um “desafio estrutural” para Cabo Verde que precisam de “soluções urgentes”.

Segundo o encarregado de negócios, 2021 marca o encerramento de várias intervenções do Programa Indicativo de Cooperação IV (PIC), mas também marca o início do novo PIC.

Por isso, avançou, nos próximos tempos vai começar a formulação dos novos programas em que o Luxemburgo continuará a apoiar o sector do emprego e empregabilidade “de forma privilegiada”.

“O próximo PIC ‘Desenvolvimento, Clima e Energia’, assinado pelos nossos governantes a 8 de Julho passado, prevê, de facto, 21 milhões de euros para o emprego e a empregabilidade, para além do apoio orçamental ao sector que continuará a ser de 10 milhões de euros”, anunciou.

Assim, como tem sido nos anos anteriores e para os próximos 20 anos, Thomas Barbancey reafirmou o compromisso do Luxemburgo em continuar a apoiar Cabo Verde no sector do emprego e empregabilidade.

O objectivo, precisou, é para que as pessoas beneficiadas, sobretudo os mais vulneráveis, possam ter acesso à formação de qualidade e que sejam acompanhados no percurso de inserção no mercado de trabalho.

Presente nesta reunião do Comité de Pilotagem, o chefe do escritório conjunto PNUD, UNICEF e FNUAP, Steve Ursino, considerou que os esforços dos parceiros e a coordenação e as sinergias entre os diferentes projectos ligados ao sector do emprego e empregabilidade conseguiram potencializar os resultados.

Para a mesma fonte, o Programa de Apoio ao Emprego, Empregabilidade e Inserção, executada pelo Organização Internacional do Trabalho (OIT) e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), conseguiu resultados “importantes” como a regulamentação da formação à distância, a inserção no mercado do trabalho de 349 jovens, dos quais 68 por cento (%) são mulheres.

Apontou ainda que as ações para o reforço da empregabilidade beneficiaram mais de 11 mil jovens, sendo 60 por cento (%)mulheres, o seguimento dos jovens para o desenvolvimento dos seus negócios beneficiou 473 jovens, o reforço de capacitação de 757 jovens em gestão de Pequenos negócios, dos quais 58% mulheres.

Steve Ursino fez referência ainda a iniciativa piloto das mulheres do Mercado de Sucupira que culminou com uma formalização de negócios de 50 mulheres.

Durante a reunião foram apresentados ainda os resultados do Projecto de Apoio ao Desenvolvimento da Finança Inclusiva  e a apresentação dos resultados de 2020 e  o Plano Operativo Anual de 2021 do Programa Emprego e Empregabilidade.

Partilhe esta notícia