
Coincidindo com a data da morte de Amílcar Cabral, ocorrida a 20 de janeiro de 1973, Cabo Verde assinala hoje o Dia dos Heróis Nacionais, homenageando todas e todos os que lutaram contra o colonial-fascismo e pela independência nacional.
Celebra-se nesta quarta-feira, 20, a determinação, a coragem e o sonho de todas e todos os que, arriscando suas vidas por um ideal, ajudaram à construção do país que hoje somos.
O Dia dos Heróis Nacionais, coincidindo com a data da morte de Amílcar Cabral, ocorrida a 20 de janeiro de 1973, homenageia, ainda, aquele que, pela sua visão e apego à liberdade dos povos, mas também pelas memórias coletivas que não se apagam, continua a ser uma referência de integridade e de patriotismo.
Para além da sua circunstância de líder nacionalista e inspirador da luta de libertação, Amílcar Cabral foi, ainda, um intelectual que acreditou na força do conhecimento, casando a cultura universalista com a luta pela dignidade dos povos da Guiné-Bissau e de Cabo Verde, mas também referência central das lutas de libertação que marcaram os países africanos então sob o domínio colonial português.
Um trajeto e uma luta que foi, mais adiante, fundamental para a ocorrência do levantamento militar do 25 de abril de 1974 em Portugal, abrindo caminho a novas identidades nacionais alicerçadas na liberdade, na fraternidade, na educação, no humanismo e na justiça. Uma batalha, contudo, que não está concluída.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários