O secretário-geral adjunto da JpD, Líver Gomes, considerou hoje que a JUCID em Santiago Norte encontra-se “desnorteada” pelos fakes news das oposições propagadas nas redes sociais e que a sua postura é “um jogos de campanha pré-eleitoral”.
Líver Gomes, secretário-geral adjunto da Juventude para a Democracia (JpD), reagia hoje, em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, às alegadas acusações da Juventude da União Cabo-verdiana Independente Democrática (JUCID), em Santiago Norte, segundo as quais há um “falhanço” das políticas públicas para a juventude daquela região, tendo responsabilizado o Governo pela actual situação vivida pelos jovens.
A JpD estranhou, por isso, uma conferência de imprensa em vésperas das eleições legislativas, de uma juventude partidária que “nunca pronunciou ou sugeriu uma alínea sequer”, sobre as questões do desenvolvimento das políticas públicas que recaem sobre a juventude em Santiago Norte, e que agora, continuou, acusa o Governo, baseando nos “fakes news das oposições e propagadas nas redes sociais”.
“São jogos de campanha pré-eleitorais”, reforçou, justificando que se desconhecia até então a representação daquela juventude partidária em Santiago Norte e só agora nas vésperas das eleições realizam uma conferência de imprensa “totalmente desfocada”.
Pelo que, a JpD acredita que as acusações foram feitas de “má fé”, tendo ressaltado que se JUCID em Santiago Norte for “atenta e intelectualmente honesta”, saberia que o Governo “vem cumprindo” com a juventude, porque os resultados “são visíveis”.
Neste sentido, destacou Líver Gomes, a nível global, mais de 80 por cento (%) dos cerca de 26 mil jovens que frequentaram os estágios e formações profissionais conseguiram um emprego.
Referindo-se particularmente a Santiago Norte, afirmou que através dos quatro Centros de Emprego e Formação Profissional, com capacidade financeira e material reforçadas pelo Governo, em 2019, formou cerca de 2.000 jovens com formação profissional em vários níveis, nos seis municípios daquela região.
Ainda em 2019, assegurou a mesma fonte, o CERMI formou “centenas de jovens” em Santiago Norte e a EHTCV, formou 340 jovens.
“Estágio profissional já foi explicado muitas vezes, é uma das políticas activas do emprego, e dessa política, só em 2019 cerca de 1000 jovens tiveram acesso à essa oportunidade (…)”, ressaltou Gomes.
Segundo o mesmo, foram criadas também em Santiago Norte cerca de 300 unidades de negócios, com financiamento do IEFP e Pro-Empresa, através das políticas de fomento ao empreendedorismo jovem.
Acrescentou ainda que a mão-de-obra que desenvolveu os municípios daquele território, “sem excepções”, através do Programa de Requalificação, Reabilitação e Acessibilidades (PRRA), foi da juventude, homens e mulheres de Santiago Norte.
No concernente a estágio profissional, explicou a fonte, é uma das políticas activas do emprego e dessa política, também em 2019, cerca de mil jovens tiveram acesso à essa oportunidade.
Líver Gomes garantiu, igualmente, que de uma forma global, cerca de 64% desses jovens conseguiram contratos de trabalho, com uma “boa” remuneração e com cobertura de Segurança Social.
Comentários