• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Jorge Carlos Fonseca classifica de “falsas” e “irresponsáveis” declarações de Péricles Tavares. Primeira dama fala em "cobardia"
Política

Jorge Carlos Fonseca classifica de “falsas” e “irresponsáveis” declarações de Péricles Tavares. Primeira dama fala em "cobardia"

São “falsas” e “totalmente irresponsáveis”. É desta forma que o Presidente da República (PR), Jorge Carlos Fonseca classificou as recentes declarações feitas pelo ex-candidato presidencial Péricles Tavares, que o acusou de ter dupla nacionalidade. Já a primeira-dama e advogada do PR disse que Cabo Verde não precisa de “delatores”, “cobardes”, e de “parasitas” que ficam sentados à frente de um computador a falar mal do país.

Ainda nas suas declarações, Jorge Carlos Fonseca disse esperar que Tavares fique no país para que venha a ser responsabilizado judicialmente.

“É a primeira vez em 10 anos e não gosto de processos judiciais, repara que tem sempre a ideia de que para caluniar e difamar não basta querer e preciso saber e poder”, afirmou.

A advogada e mulher do Presidente da República, Lígia Fonseca, apresentou hoje uma queixa-crime contra Péricles Tavares, pela acusação de que o Presidente Jorge Carlos Fonseca tem dupla nacionalidade.   

“A queixa foi apresentada contra Péricles Tavares e contra Alexandre dos Santos (Alex Évora), que é um dos promotores da página do Facebook CV Diáspora Moviment. Os motivos são por injúria, calúnia contra Jorge Carlos de Almeida Fonseca, cidadão e actual Presidente da República de Cabo Verde. Temos aqui um ataque, uma ofensa ao próprio país”, disse.

Para Lígia Fonseca, quando se ataca a imagem e o bom nome do Presidente da República de um país democrático, eleito duas vezes pelo povo, dizendo que ele presta falsas declarações, está-se a atacar a Nação cabo-verdiana.

“Isto é muito grave e essas pessoas têm de responder porque a liberdade de expressão, de opinião, o dever de informar é sempre acompanhado com o dever de responsabilidade. E, portanto, as pessoas que sabem que estão a dizer mentiras, as pessoas que difundem essas mentiras e continuam a propagar, como é o caso de Alexandre Santos (Alex Évora), que vive nos EUA, que eu o desafio a vir a Cabo Verde”, continuou.

Lígia Fonseca afirmou ainda “que isto de estar nos EUA a falar mal do PR do nosso país não é admissível”.

“Nós os cabo-verdianos não aceitamos. Venha a Cabo Verde responder por este crime grave que cometeu contra o PR”, desafiou.

A primeira-dama disse também que não se precisa de “delatores”, “cobardes”, e de “parasitas” que ficam sentados à frente de um computador a falar mal do país.

“Essa gente não representa nem sequer a diáspora. Porque a diáspora cabo-verdiana votou em Jorge Carlos Fonseca. A diáspora cabo-verdiana sente-se muito honrada, muito dignificada quando vê o PR, Jorge Carlos Fonseca, lado a lado com Barack Obama a conversarem, a ser recebido pelo Papa Francisco, e quando ouve falar de Cabo Verde e das suas instituições e do seu PR que é galardoado, recebe doutoramentos em toda a parte do mundo, pôr-se em causa a honestidade, a seriedade do PR de Cabo Verde é de gente que só quer o país em baixo”, pontuou.

Partilhe esta notícia