A Presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Janira Hopffer Almada, estará em São Tomé Príncipe, de 17 a 20 do corrente mês, no âmbito do reforço das relações externas do PAICV.
Neste sentido, Janira Hopffer Almada irá encontrar-se com o Primeiro-Ministro de São Tomé e Príncipe, com o Presidente da Assembleia Nacional, com a Rede das Mulheres Parlamentares e estruturas do PAICV.
Outros pontos altos desta deslocação também serão visitas à Sede do MLSTP/PSD, seguido de uma conversa com as Mulheres do MLSTP, encontros com as comunidades cabo-verdianas, bem como, a participação, na qualidade de Oradora, no painel “Liderança e Desenvolvimento”, num Fórum promovido pela Organizer Eventos.
Já na sua 4.ª Edição tal iniciativa da Organizer Eventos, em parceria com o Instituto da Igualdade e Equidade de Género e Rede das Mulheres Parlamentares, e que conta com o apoio da Assembleia Nacional, visa dar a conhecer a experiência de individualidades que, durante o seu percurso de vida, demonstraram o firme compromisso com a causa da integração da mulher e destacaram-se pelo engajamento na luta em prol do desenvolvimento do seu país e da plena integração das comunidades emigradas.
De salientar que, a emigração cabo-verdiana para São Tomé e Príncipe começou em 1903, para trabalhar como mão-de-obra nas roças são-tomenses e, actualmente, mais de 80% por cento da população da ilha do Príncipe é constituída por cabo-verdianos e seus descendentes, muitos deles doentes e idosos, e a viver em condições de estrema pobreza.
Ciente dessa chocante realidade o PAICV, enquanto poder, chegou a atribuir uma pensão de 20 euros a 1.117 beneficiários e a contemplar um número significativo de cidadãos com passaportes de Cabo Verde, processo liderado pela Direcção-Geral dos Registos, Notariado e Identificação.
Comentários