• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Grupo Parlamentar PAICV. Rui Semedo 'não deixa' Luis Pires ir a votos, mas Démis Lobo perdeu na mesma
Política

Grupo Parlamentar PAICV. Rui Semedo 'não deixa' Luis Pires ir a votos, mas Démis Lobo perdeu na mesma

A candidatura de Luis Pires para a presidência do Grupo Parlamentar do PAICV, cuja votação aconteceu esta manhã, 6, não foi aceite pela Mesa porque o presidente do partido Rui Semedo alegou tratar-se de uma violação dos Estatutos, pelo que a Comissão eleitoral, presidida por Paula Moeda, teve que colocar à votação apenas a proposta única da Comissão Política Nacional. E aí, Démis Lobo perdeu com 18 votos contra e 12 a favor.

A votação começou às 9 horas desta segunda-feira e logo o presidente do PAICV, Rui Semedo, tratou de contestar a candidatura de Luis Pires, formalizada na sexta-feira, 3 – com base no artigo 14º do regulamento do Grupo Parlamentar que estipula um período mínimo de 48 horas de antecedência para candidaturas a cargos no GP –, alegando violação dos estatutos do PAICV.

Após acesa e demorada discussão, a Mesa eleitoral acabou por rejeitar a candidatura de Luis Pires, cedendo aos argumentos de Rui Semedo, e levar à votação apenas a proposta da CPN, a de Démis Lobo, indicado por Rui Semedo. Resultado: dos 30 eleitos nacionais do PAICV no Parlamento, 18 votaram contra Démis Lobo e 12 a favor, fazendo então cair a proposta defendida pelo líder tambarina.

Agora, como rezam os Estatutos, o processo vai voltar à estaca zero, ou seja, o presidente do PAICV terá de repetir o processo, indicando novamente um nome para aprovação junto da Comissão Política que será depois sufragado pelos deputados no Grupo Parlamentar.

A disputa pela liderança da bancada parlamentar tambarina vai assim continuar com novos capítulos a se anunciarem nada pacíficos, como, de resto, vem sendo desde o seu início. 

Entenda os bastidores desta luta interna aqui.

Partilhe esta notícia