• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Francisco Carvalho. "Vamos ter elevado rigor e inatacável transparência e prestação de contas na CMP"
Política

Francisco Carvalho. "Vamos ter elevado rigor e inatacável transparência e prestação de contas na CMP"

O novo presidente da Câmara Municipal da Praia, empossado na noite desta sexta-feira, 20, promete "não decepcionar", e, com a ajuda da renovada equipa camarária, trabalhar para todos os praienses, independentemente das posições políticas, ideológicas, culturais ou sentimentais, para transformar Praia no "farol de Cabo Verde". Com um discurso coerente com as suas mensagens de campanha, Francisco Carvalho se comprometeu a resolver os problemas mais directos do maior município do país: habitação e acesso ao solo, saneamento, segurança, reforço do empresariado, acesso a rendimento, descentralização e desconcentração, aposta nos actores comunitários e maior participação na vida colectiva. Cronologia de um dia histórico.

O relógio marcava 17h40 quando o presidente cessante da Assmbleia Municipal da Praia, Alberto Mello, deu início à sessão de investidura dos novos órgãos municipais, acto que decorreu perante um cheio salão Nobre da Assembleia Nacional, que só não 'abarrotou' porque a organização, respeitando as regras de distanciamento sanitário por causa da covd-19, teve a ideia de montar uma tela gigante no exterior do palácio para que a cerimónia, transmitida online e presenciada por ilustres convidados - desde membros do Governo, deputados a corpo diplomático acreditado na Praia - chegasse perto também da população, fazendo jus ao lema de Francisco Carvalho para uma Praia mais inclusiva.

Depois de empossados os 21 eleitos municipais (11 do PAICV e 10 do MpD), coube, então, ao presidente da AM cessante as primeiras palavras. Alberto Mello (Beta), depois de tecer considerações sobre o desempenho do órgão deliberativo ao longo dos últimos quatro anos, falou de si e de uma nova jornada que vai agora enfrentar. "A Praia está dentro de mim", disse, acrescentando que os praienses podem contar com o seu emprenho e compromisso para com a Praia, município onde há oito anos seguidos dedica a sua vida (quatro anos como vereador, entre 2012 e 2016, e outros quatro como presidente da AM, 2016-2020).

"Parto com sentido de dever cumprido. Parto e espero voltar", lançou Beta, provocando na hora murmurinhos e troca de olhares na sala, porquanto a súbtil e convicta frase soou como uma espécie pré-disponibilidade para uma eventual futura (re)candidatura autárquica, vontade, aliás, já manifestada pelo próprio quando quis concorrer como inclusive como independente quando o MpD decidiu por Óscar Santos em 2016 (Beta haveria de desistir para abraçar a candidatura a presidente da AM nas listas do MpD).

18h10: A mesa provisória toma assento para dar início à votação da Mesa definitiva da AM. Foi apresentada uma proposta única do PAICV, com Clara Marques, para presidente, Admar Varela, vice-presidente, e Djanira Moreira, como secretária da mesa da AM, que foi aprovada com onze votos do PAICV, oito abstenções e dois votos contra. E foi com esta nova composição da mesa que os novos órgãos camarários (presidente, cinco vereadores do PAICV e quatro do MpD, entre os quais Óscar Santos, o candidato derrotado) tomaram posse, momento de ovação na sala.

Francisco Carvalho, eleito nas eleições autárquicas mais concorridas em Cabo Verde, é o quinto presidente da Câmara Municipal da Praia, eleito democraticamente, depois de Jacinto Santos (MpD), Felisberto Vieira (PAICV), Ulisses Correia e Silva (MpD) e Óscar Santos (MpD).

18h43: Francisco Carvalho dirige-se ao púlpito, pela primeira vez na qualidade de presidente da Câmara Municipal da Praia, para, novamente debaixo de intensa ovação, dar a conhecer aos presentes que concelho tenciona edificar e desenvolver nos próximos quatro anos.

Praia, farol de Cabo Verde


O discurso. Francisco Carvalho agradeceu a tudo e todos e foi logo assumindo que quer “fazer da Praia o farol do País”. Reconheceu que os desafios que o esperam são árduos, mas disse estar emoenhado e fovado em trabalhar para todos os praienses, independentemente das posições políticas, ideológicas, culturais ou sentimentais, para “uma gestão equilibrada entre o sentimento e a razão”.

"Praia reforçou a crença na democracia, no diálogo e a confiança na ideia de entregar o mandato a alguém para dar a voz e defender o interesse coletivo. Praia deu uma nova oportunidade à política. Daí, o nosso juramento, meu e de toda a nossa equipa, de que não vamos decepcionar e que estaremos, a partir de hoje, ao serviço de todos os praienses, todos sem excepção e com profundo respeito por cada um, independentemente, das suas posições e entendimentos políticos, ideológicos, culturais ou sentimentais", asseverou Carvalho, para quem "esta é a hora de assegurarmos a todos os praienses uma gestão equilibrada entre o sentimento e a razão. Somos portadores de um novo olhar. Valorizamos as estatísticas, pois são indispensáveis para a melhor compreensão da realidade. Mas, estaremos a olhar para cada munícipe como uma pessoa, um ser humano, um pai ou mãe de família, um irmão ou colega de trabalho, e nunca apenas como mais um número na cidade".

O novel autarca lembrou que "a campanha eleitoral acabou" e que, por isso, o empenho da nova equipa "será dirigido para a Praia no seu todo", ciente do caminho que terá de calcorrear.

"Esse longo caminho que temos a percorrer passa ainda pelo desafio que temos de afinar o municipalismo no nosso país. Sempre fui crítico quanto ao rumo que temos seguido. Sempre defendi que o nosso municipalismo não está a servir o desenvolvimento com o enfoque nas pessoas", admitiu, sublinhando que "o resultado destas eleições é também a manifestação da concordância de uma maioria aqui no nosso município da Praia com esta visão alternativa de municipalismo, focada nas pessoas, nos seus problemas mais diretos, nas dificuldades que enfrentam no seu quotidiano".

E quais são esses problemas? Francisco Carvalho tem-nos na ponta da língua: "habitação, acesso ao solo; saneamento; ordenamento do território; ambiente; segurança e paz; reforço do empresariado; acesso a rendimento; apoio a jovens, idosos e famílias; descentralização e desconcentração; desenvolvimento rural; empoderamento das organizações da sociedade civil; confiança e aposta nos atores comunitários; aprofundamento do sentimento de pertença local e maior participação na vida colectiva".

E para que tudo isso isso seja posto em prática, o presidente da CMP propõe "inaugurar um diálogo com todos os parceiros deste município na implementação desta visão! Aqui o Governo da República tem um papel fundamental em ajudar a abrir caminhos e concretizar projetos indispensáveis para o desenvolvimento da capital do país. Uma palavra de grande apreço vai também para os parceiros internacionais que têm estado a acompanhar o nosso país desde a sua primeira hora, e em relação aos quais, contamos com a habitual abertura e solicitamos o engajamento de sempre. Estaremos a tudo fazer para sermos merecedores da vossa confiança, agindo com uma profunda noção de prioridade, elevado sentido de rigor e inatacável abordagem de transparência e prestação de contas".

Esta é, segundo Francisco Carvalho, "a Praia para a qual passaremos a trabalhar todos dias para construi-la: uma Praia inclusiva, humana, geradora de igualdade de oportunidades para todos, com uma câmara municipal amiga, parceira e promotora do desenvolvimento integrado e sustentável. Uma Praia amiga das pessoas, mas também de animais e plantas. Uma Praia onde seja possível que cada cristão tenha a sua gota de água, uma Praia que assuma de facto o seu papel de farol da Nação Cabo-verdiana!”.

18h58: A presidente da Mesa da Assembleia Municipal, Clara Marques, faz o seu discurso inaugural, promentendo ajudar a construir uma AM da Praia "mais inovadora e solidária", sempre atenta "aos sinais positivos e negativos" vindos da sociedade. Segundo a nova líder do órgão deliberativo da AMP, "uma mudança de paradigma se vislumbra necessária", tendo em conta "as expectativas dos eleitores", daí prometer também "uma AM como espaço do povo, com acções centradas nas pessoas". Anunciou, por isso, trazer modernidade à AM através de transmissão online das sessões.

Clara Marques defendeu "mais autonomia e valorização da Assembleia Municipal" e encerrou a sua alocução registando um marco histórico nestas eleições que foi o respeito pela igualdade do género entre os novos eleitos municipais e camarários.

19h11: O primeiro-ministro, que representou o Governo como testemunha na cerimónia de investidura dos novos órgãos municipais, fechou a primeira sessão da AM da Praia e aproveitou para reafirmar o seu compromisso com a capital do País - onde já foi autarca - e prometeu ao novo presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, ser “um bom parceiro” na complementaridade, subsidiariedade, respeito e transparência.

O chefe do Governo disse que desde 2016 a sua equipa introduziu uma nova atitude do relacionamento com os municípios e que não a mudará em função de resultados eleitorais. Ulisses Correia e Silva manifestou-se determinado em “manter e reforçar” as medidas de protecção social ao emprego, às empresas e ao rendimento e trabalhar para o relançamento da economia junto com as câmaras municipais, empresas e organizações da sociedade civil.

“A Praia avançou muito nos últimos anos. É a capital de Cabo Verde, de todos nós, deve ser bem cuidada e aprimorada para ser cada vez mais atractiva, para viver, visitar e investir. Ninguém ignora a complexidade da gestão de um município como a Praia, onde reside cerca de 1/4 da população cabo-verdiana”, referiu.

Para Correia e Silva, Praia, enquanto município, exige abordagens estruturadas e com sentido estratégico de longo prazo para dinamizar mais a economia, criar empregos, urbanizar os bairros, e massificar o acesso a bens básicos como a água, o saneamento e fazer com que muitas famílias saiam da situação da pobreza.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Hermínio Silves

Jornalista, repórter, diretor de Santiago Magazine