
Ulisses Correia e Silva disse hoje que o Governo está a reforçar políticas públicas voltadas para a juventude, com destaque para a habitação, formação profissional e emprego. O primeiro-ministro disse, ainda que “quando há mais crescimento, há mais empresas, mais empregos e mais oportunidades para os jovens criarem os seus próprios negócios”. O problema é que, segundo o BCV, a economia não está a crescer, pelo contrário, desacelerou.
Ulisses Correia e Silva falava esta sexta-feira, 07, à imprensa no encerramento da jornada aberta promovida pelo Grupo Parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD), sob o tema “Desenvolvimento com o foco na Juventude e Justiça Social”.
O também presidente do MpD destacou, para além do apoio a mais de 500 jovens universitários finalistas no pagamento de propinas para puderem ter acesso aos certificados, a disponibilização, numa primeira fase, de apartamentos no âmbito do Programa de Residência Universitária, com unidades em Palmarejo Grande, na Praia, e em Ribeira de Julião, em São Vicente.
Segundo Ulisses, a medida visa reduzir os custos com rendas, uma das principais despesas dos estudantes do ensino superior. E, ainda na área da habitação, anunciou novas medidas de incentivo ao crédito jovem, a serem implementadas com o próximo Orçamento do Estado, incluindo o aumento da bonificação da taxa de juro de 2 porcento (%) para 50%.
“Isso representa uma redução significativa do custo com o empréstimo bancário, permitindo que mais jovens tenham acesso à casa própria”, realçou.
Garantia do Estado destinada a jovens
O Governo aprovou, ainda, um mecanismo de garantia do Estado destinado a jovens que não dispõem da percentagem exigida pelos bancos (por norma, 15%) para aceder ao crédito habitacional.
“Criamos esse instrumento para facilitar o acesso à habitação, associando a bonificação da taxa de juros a uma garantia estatal que reforça a capacidade dos jovens em obter crédito”, explicou Ulisses Correia e Silva.
O primeiro-ministro considerou que o próximo orçamento “tem uma clara marca jovem” e que mantém políticas de proteção social e de inclusão, “reforçadas e adaptadas aos novos desafios”.
Em matéria de emprego, Ulisses afirmou que o Governo superou as metas estabelecidas para a legislatura: “tínhamos o objetivo de atingir, pelo menos, 10% de taxa de desemprego; hoje, situamo-nos em 8%, com tendência de redução também no desemprego jovem”, salientou o presidente do MpD.
Ainda de acordo com Ulisses Correia e Silva, as políticas públicas estão direcionadas para criar mais oportunidades de trabalho, impulsionadas pelo crescimento económico e pelo investimento privado.
“Quando há mais crescimento, há mais empresas, mais empregos e mais oportunidades para os jovens criarem os seus próprios negócios”, concluiu o primeiro-ministro. No entanto, o problema é que, segundo o BCV, a economia não está a crescer, pelo contrário, desacelerou.
C/Inforpress
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários
Casimiro Centeio, 8 de Nov de 2025
A maior VERDADE que já ouvi em toda a minha vida é: " ULISSES É SOLUÇÃO" , porque ele fez todo o mundo cabo-verdiano a "SOLUÇAR" de desilusão com a morte prematura das suas promessas. Prometeu " SOLUÇOS" e cumpriu!
Casimiro Centeio, 8 de Nov de 2025
O Mpd -Ulisses é uma espécie de movimento de desenhos animados, i.e., que na sequência de desenhos, depois de filmados, dão ilusão de movimento !Casimiro Centeio, 8 de Nov de 2025
KKKKKKKK KKKKKKKK KKKKKKKK AS promessas de UCS são como uma espécie de veneno violento extraído de uma planta conhecida por "LOSNA", cuja substância muito usada no ABORTO caseiro. Quem acredita " nesse homem" , nas suas narrativas ?Casimiro Centeio, 8 de Nov de 2025
CAROS JOVENS CABO-VERDIANOS, Os judas modernos não se arrependem e nem se enforcam. Eles são tão trapaceiros e mentirosos que, se permitirdes, eles voltarão a sentar-se novamente em vossa mesa , porque são tão descarados quanto cínicos!Responder
O seu comentário foi registado com sucesso.