• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Boa Vista: Presidente da República diz ser necessário ouvir os operadores turísticos e reforçar medidas
Política

Boa Vista: Presidente da República diz ser necessário ouvir os operadores turísticos e reforçar medidas

O Presidente da República considerou terça-feira, 19, que é preciso ouvir os operadores económicos e reforçar as medidas ao constatar que as micro e pequenas empresas têm dificuldades neste momento nos mais diferentes domínios.

José Maria Neves fez esta afirmação a comunicação social, em Sal-Rei, após um encontro com os operadores económicos e turísticos da ilha da Boa Vista, em que ouviu as principais preocupações da classe empresarial da ilha.

A maioria dos operadores económicos e turísticos falaram na necessidade de transporte aéreo e marítimo, apoios para beneficiar os pequenos comerciantes e do desemprego com empresas “a fecharem as portas”, daí que os mesmos pediriam uma “discriminação positiva” devido a necessidade de retoma e de manter as portas abertas.

José Maria Neves disse que pôde confirmar os desafios da ilha e reafirmar que é necessário, “por causa da devastação” provocada pela pandemia, pela seca e agora com a escalada de preços, é preciso dar “uma atenção especial”.

Conforme o Presidente da República, há “muitos pequenos e micro problemas” que precisam ser resolvidos, através de uma “forte cooperação” entre o Governo e a Câmara Municipal da Boa Vista e encontrar soluções para a criação de factores de competitividade e acelerar o ritmo de crescimento da ilha, designadamente a resolução do problema de saneamento básico.

“Há também a questão da requalificação urbana e habitação, mas também o apoio para o reforço do tecido das micro e pequenas empresas aqui para um apoio que permite dar um salto em termos empresariais, e melhor inserção da ilha no processo de desenvolvimento do turismo para que sejam um turismo de mais valor acrescentado para a ilha da Boa Vista”, afirmou.

Neves declarou ainda que há que resolver outras questões como habitação, relacionadas com a qualidade de vida, como a saúde, designadamente ampliação e modernização do centro de saúde, mas também a resolução dos problemas das transferências de doentes “das pequenas ilhas ou ilhas que não têm hospitais regionais ou centrais”.

 “Temos é que reforçar as medidas e é claro que foram anunciadas recentemente algumas, mas é preciso ouvir mais os operadores económicos e reforçar as medidas discriminando lá onde há necessidade”, concretizou.

Por outro lado, sublinhou ainda que constatou que as micro e pequenas empresas têm dificuldades neste momento “nos mais diferentes domínios”, da mesma forma, sublinhou, que o sector do agro negócio precisa de “mais apoio”

Hoje, segundo dia da visita a Boa Vista, José Maria Neves desloca-se ao norte da ilha para contactos com agricultores e criadores de gado.

Partilhe esta notícia