O presidente Cláudio Mendonça expôs as dificuldades enfrentadas pela ilha e apontou para a necessidade urgente de intervenção do governo central. Numa mensagem divulgada por ocasião das comemorações de três anos de mandato, o autarca destacou a significativa diminuição das transferências do governo para Boa Vista desde a posse da atual equipa.
"Com a tomada de posse da atual equipa, as transferências do Governo para Boa Vista diminuíram consideravelmente. A nossa ilha é a segunda que mais contribui com a taxa turística, entretanto, durante os 3 anos do nosso mandato, recebemos pouco mais de 7 mil contos do fundo do turismo, quando este mesmo governo havia transferido, em apenas um ano (2019), 100 mil contos do referido fundo, em tranche única", afirmou Mendonça, evidenciando a disparidade nos recursos destinados à Boa Vista.
O presidente da câmara expressou também sua insatisfação com a falta de aporte financeiro necessário para impulsionar projetos fundamentais para o desenvolvimento da ilha.
"Não nos tem faltado capacidade para conceber e elaborar projetos. E contamos, neste preciso momento, com vários projetos encalhados nos diferentes ministérios, à espera da 'benevolência' do governo", ressaltou.
Apesar das dificuldades, Cláudio Mendonça reafirmou o compromisso da câmara em não se render diante dos obstáculos.
"Boa Vista não pode parar. E nós não permitiremos que isso aconteça. Estamos, todos nós, convocados a reclamar, a uma só voz, o respeito pela Boa Vista, defendendo os seus legítimos interesses", declarou.
O presidente da câmara também criticou o descaso do Poder Central em relação a obras inacabadas, como a Praça Santa Isabel, destacando a necessidade de respeito à Boa Vista. "Isto não pode continuar a ser ignorado e Boa Vista exigirá respeito", afirmou Mendonça.
Cláudio Mendonça reafirmou ainda o compromisso com o desenvolvimento da ilha e anunciou projetos futuros.
"Estaremos aqui juntos para celebrar o crescimento e o desenvolvimento económico e social da Boa Vista, com alegria, engajamento e participação de toda a coletividade, porque os nossos propósitos e objetivos são convergentes – Fazer da Boa Vista uma ilha próspera, desenvolvida e com elevado nível de qualidade de vida", concluiu Mendonça.
Conquistas e desafios
Mesmo assim, ao celebrar o terceiro aniversário à frente da Câmara Municipal da Boa Vista, o presidente Cláudio Mendonça fez ainda um balanço das realizações, destacando o intenso trabalho realizado pela sua equipa para superar os desafios enfrentados desde o início do mandato.
"A ilha da Boa Vista está em processo de desenvolvimento acentuado nos domínios económico, social e cultural, fruto de uma visão clara e de longo prazo, focada na alavancagem das potencialidades locais e na melhoria da qualidade de vida das pessoas", afirmou o presidente da câmara, ressaltando a importância de uma abordagem abrangente para impulsionar o progresso da ilha.
Mendonça recordou o cenário desafiador que enfrentou ao assumir a presidência da câmara em meio à crise da Covid-19, destacando a paralisação da economia turística da ilha e os impactos negativos nas condições de vida da população. No entanto, ele salientou a determinação da sua equipa em agir imediatamente para atender às necessidades urgentes das famílias.
"Herdamos uma Câmara Municipal desorganizada, em falência técnica e financeira, com projetos encalhados e vários processos em cobrança de dívida nos tribunais, falta de equipamentos essenciais para a prestação de serviços básicos. Enfim, uma Câmara orgânica e estruturalmente pouco funcional, com fraca capacidade de resposta", revelou Mendonça sobre os desafios enfrentados na administração municipal.
No entanto, o presidente da câmara destacou uma série de conquistas significativas durante o seu mandato. Desde o apoio social às famílias até projetos estruturantes, como a "Construção Evolutiva", que inclui a construção de habitações em várias localidades da ilha e uma lista de realizações extensa, que brange diversas áreas, desde saúde até cultura e desporto.
Ao reconhecer que há muito caminho a percorrer, Cláudio Mendonça expressou confiança no futuro da Boa Vista e na capacidade de superar os desafios.
"Estamos certos que ainda falta muito caminho para ser percorrido, mas temos uma certeza: juntos, vamos lá chegar. Os resultados até aqui conseguidos dão-nos alento e mostram-nos que estamos na via que a Ilha da Boa Vista precisa e merece", concluiu o presidente da câmara, reiterando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável da ilha.
Comentários