• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Estado de saúde de José Eduardo dos Santos deteriora
Outros Mundos

Estado de saúde de José Eduardo dos Santos deteriora

Situação clínica do presidente de Angola inspira os maiores cuidados. José Eduardo dos Santos não deverá participar em qualquer momento da campanha eleitoral.

O Presidente de Angola já regressou a Luanda depois de efectuar vários exames clínicos em Barcelona, Espanha. Mas o seu estado de saúde está a deteriorar-se, informa o semanário expresso, de Portugal.

Logo após ter chegado à capital angolana, José Eduardo dos Santos fez aprovar no Parlamento um decreto que coloca sob a sua alçada a nomeação dos mais altos responsáveis pelos serviços de inteligência e da polícia. “Com homens da sua confiança nestas áreas, a estratégia de José Eduardo dos Santos visa amarrar quem vier a substitui-lo”, disse um dirigente do MPLA, citado pelo semanário português.

A imprensa angolana e portuguesa avança que o chefe de Estado angolano sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) em Maio último, mas o ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola, quando questionado, não confirmou a informação. Apenas disse que José Eduardo dos Santos foi à Espanha para fazer exames médicos. “Vai regressar, logo que esteja melhor”, disse Georges Chikoti, em entrevista à RFI.

Em vias de abandonar o palácio presidencial, Eduardo dos Santos deverá mudar-se em breve para o Bairro Miramar. Antes disso, pretende passar a gestão de todos os assuntos correntes para o vice-presidente, Manuel Vicente. Este processo deverá estar terminado antes das eleições que, como se sabe, terão lugar a 23 de Agosto, com presença de Pedro Pires e José Maria Neves na missão de observadores do processo eleitoral a convite do próprio chefe de Estado angolano

Segundo apurou o Expresso, este processo está a ser acelerado visto que Eduardo dos Santos deverá regressar brevemente a Espanha para tratamento na clínica onde tem sido acompanhado nos últimos anos.

Com Expresso

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentar

    Inicie sessão ou registe-se para comentar.

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!