Situação clínica do presidente de Angola inspira os maiores cuidados. José Eduardo dos Santos não deverá participar em qualquer momento da campanha eleitoral.
O Presidente de Angola já regressou a Luanda depois de efectuar vários exames clínicos em Barcelona, Espanha. Mas o seu estado de saúde está a deteriorar-se, informa o semanário expresso, de Portugal.
Logo após ter chegado à capital angolana, José Eduardo dos Santos fez aprovar no Parlamento um decreto que coloca sob a sua alçada a nomeação dos mais altos responsáveis pelos serviços de inteligência e da polícia. “Com homens da sua confiança nestas áreas, a estratégia de José Eduardo dos Santos visa amarrar quem vier a substitui-lo”, disse um dirigente do MPLA, citado pelo semanário português.
A imprensa angolana e portuguesa avança que o chefe de Estado angolano sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) em Maio último, mas o ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola, quando questionado, não confirmou a informação. Apenas disse que José Eduardo dos Santos foi à Espanha para fazer exames médicos. “Vai regressar, logo que esteja melhor”, disse Georges Chikoti, em entrevista à RFI.
Em vias de abandonar o palácio presidencial, Eduardo dos Santos deverá mudar-se em breve para o Bairro Miramar. Antes disso, pretende passar a gestão de todos os assuntos correntes para o vice-presidente, Manuel Vicente. Este processo deverá estar terminado antes das eleições que, como se sabe, terão lugar a 23 de Agosto, com presença de Pedro Pires e José Maria Neves na missão de observadores do processo eleitoral a convite do próprio chefe de Estado angolano
Segundo apurou o Expresso, este processo está a ser acelerado visto que Eduardo dos Santos deverá regressar brevemente a Espanha para tratamento na clínica onde tem sido acompanhado nos últimos anos.
Com Expresso
Comentários