• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Artur Correia. "Quarentena na Boa Vista não é nenhum castigo, mas um acto heróico”
Sociedade

Artur Correia. "Quarentena na Boa Vista não é nenhum castigo, mas um acto heróico”

O director Nacional da Saúde prestou no domingo uma homenagem aos 200 funcionários dos dois hotéis mantidos de quarentena na Ilha da Boa Vista, considerando que o confinamento obrigatório que estão a cumprir  “não é nenhum castigo, mas sim um acto heróico”.

Durante a conferência de imprensa para actualização dos dados do Covid-19 no País, Artur Correia considerou que esses trabalhadores são os “verdadeiros heróis” da Boa Vista e também de Cabo Verde, nesta luta contra a pandemia do novo coronavírus.

Revelou que todos os dias, 24 horas por dia, estes trabalhadores estão nas suas cabeças e estão presentes nas suas preocupações, por isso é que como director Nacional da saúde rende-lhes esta homenagem pela forma como estes têm-se comportado durante os 10 dias de quarentena.

Entretanto, apelou a essas pessoas que obedeçam e sigam as recomendações do Governo e do Ministério da Saúde em relação ao distanciamento espacial, de evitar aglomeração de pessoas dentro do hotel e de restrição social dos convívios, para que daqui a quatro dias saiam do hotel “sãs e salvos” e sem contaminação por covid-19.

O director Nacional da saúde garantiu que todas as pessoas que estão em quarentena nos hotéis da Boa Vista e na cidade da Praia estão a ser seguidas, presencialmente, com um ou dois profissionais de saúde.

Informou ainda que todos estão a cumprir, na íntegra, as recomendações, isolados nos seus respectivos quartos, com máscaras e estão a receber comida em embalagens descartáveis.

O responsável acrescentou que, neste momento, estão a programar um estudo para ver qual é que seria a prevalência ou a circulação do vírus a nível dos hotéis na Praia e na Boa Vista.

“Esperemos que não haja circulação do vírus nos hotéis, mas vamos fazer um estudo para, de facto, confirmar essa nossa previsão de que não haveria nos hotéis, mas nunca nessa questão das pandemias estamos seguros e esse estudo vai nos dar uma ideia para podermos aumentar a nossa capacidade de vigilância e agir rapidamente”, assegurou.

Para a administração dos hotéis, apelou a reforçarem a higiene, a limpeza e a desinfecção dos locais públicos, internamente nos hotéis, de todos os aposentos e também higiene individual de todas as pessoas que se encontram confinadas nas unidades hoteleiras.

Ainda em relação ao procedimento para descartar os materiais de teste, Artur Correia assegurou que cada hotel segue as normas orientadoras da direcção da Saúde de como fazer esses procedimentos e ainda seguem as suas próprias mornas.

Entretanto, neste caso concreto das quarentenas, a recomendação é que o lixo tem de merecer uma atenção especial para a sua desinfecção, antes do seu descarte.

Questionado como é que as amostras estão a ser recolhidas das outras ilhas para o laboratório na cidade da Praia, Artur Correia explicou que a autoridade nacional da saúde está a aproveitar todas as idas e vindas de barcos e de aviões que levam materiais para abastecer as ilhas para trazer as colheitas feitas.

O director Nacional da Saúde aproveitou para pedir a colaboração de todas as pessoas nas diversas ilhas para durante o período de quarentena colaborarem e respeitarem as medidas de restrições para a segurança sanitária no País.

Cabo Verde registou até o momento seis casos positivos do novo coronavírus, sendo quatro na ilha da Boa Vista e dois na Cidade da Praia, ficando por confirmar os dois testes “inconclusivos”.

Entre os três casos positivos na ilha da Boa Vista, um resultou em óbito, um cidadão inglês de 62 anos.

O país recebeu na sexta-feira, 27, um donatiovo da Fundação Jack Ma, funadador da maior loja de vendas online, Alibaba, composto por 20 mil kits de testes rápidos, 100 mil máscaras e 1000 máscaras cirúrgicas. na sequenência, Arur Correia garantiu que Cabo Verde já está em condições de fazer 3 mil testes.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação