Pub
Por: Redacção

pedro ramos

O Governo Regional da Madeira vai colaborar com Cabo Verde na elaboração de um plano de contingência para prevenir o coronavírus, anunciou esta quinta-feira, 13, o secretário da Saúde e Protecção Civil daquela ilha portuguesa.

Em entrevista à RTP/Madeira, Pedro Ramos anunciou que, a pedido da Direcção Geral da Saúde de Portugal, a Região Autónoma da Madeira vai ajudar Cabo Verde na prevenção do coronavírus.

"A direcção Geral de Saúde solicitou que a Região Autónoma da Madeira colaborasse com o ministro da Saúde de Cabo Verde no sentido de que a resposta fosse disponibilizada, ou sejam da forma como organizamos a nossa resposta ao coronavírus poder também ser disponibilizada a Cabo Verde, porque, provavelmente, poderão ter necessidade de dar resposta eventualmente a algum caso suspeito. Temos que ter o mesmo procedimento do recomendado pela Organização Mundial da Saúde", disse Pedro Ramos.

O secretário da Saúde e Protecção Civil da Madeira explicou que o plano já elaborado "não é estático, é dinâmico que poderá até sofrer alterações sempre que necessário", mas confia na sua eficácia.

Cabo Verde, note-se, tem trocas comerciais com a China e tem em Wuhan, cidade epicentro da propagação do coronavírus, 16 estudantes universitários. esta manhã, a embaixadora de Cabo Verde na China, Tânia Romualdo, apelou aos estudantes cabo-verdianos naquele país asiático que continuem a colaborar com as autoridades sanitárias e os responsáveis dos estabelecimentos de ensino.

A diplomata lançou este apelo através de uma publicação efectuada na rede social Facebook, na sequência do anúncio do reforço das medidas de restrição de circulação e uso obrigatório de máscaras.

Tânia Romualdo alertou que em algumas cidades chinesas o uso das máscaras passou a ser obrigatório e que se vai punir com pena de prisão quem tenha desobedecido.

Conforme disse, as autoridades provinciais de Liaoning e Jiangxi, à semelhança de Hubei (onde se encontra a cidade de Wuhan), decretaram também quarentena global, passando o número de locais em quarentena a ser de mais de 80 cidades em 20 províncias por causa do coronavírus.

A diplomata frisou, entretanto, que a representação diplomática de Cabo Verde na China está ciente de que não é fácil, mas reafirmou que se trata de medidas “absolutamente necessárias”, no sentido de conter o alastramento e garantir a segurança das pessoas.



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentários  

0 # cunha & mérito 14-02-2020 10:37
A situação e' perigosa parente ao corona ,que esta esperar o gov de CV pra tirar seus cidadãos JOVENS ????????????????????!!!!!!!
Segundo Olavo ,CV tem dinheiro .
Responder