Pub
jose sanches
 
O deputado José Manuel Sanches vai anunciar esta quinta-feira, 22, a sua disponibilidade para se candidatar à liderança do PAICV, nas eleições directas marcadas para Dezembro.
 
A informação foi avançada por Felisberto Vieira, também deputado do PAICV, que faz parte de uma plataforma de militantes que apoia a candidatura de José Manuel Sanches Tavares. O deputado eleito pelo círculo eleitoral de Santiago Norte vai concorrer com a atual líder do PAICV, Janira Hopffer Almada.
Felisberto "Filú" Vieira disse que José Manuel Sanches "já fez um conjunto de contactos dentro e fora do partido” e na quinta-feira "vai anunciar a sua disponibilidade" e as ideias para a candidatura às eleições internas no maior partido da oposição em Cabo Verde.

Depois disso, o deputado vai continuar a auscultação dos militantes e fazer a apresentação definitiva da candidatura.

O deputado disse que neste momento não tem quantificado o número de pessoas que fazem parte da plataforma de apoio, mas garantiu que já conta com "gente em todas as ilhas e na diáspora".

"Temos um quadro de jovens, mais jovens, menos jovens, uma perspetiva de intergeracionalidade e também de género. Já tem uma base de apoio muito forte a nível nacional e da diáspora", acrescentou Felisberto Vieira.

Numa carta enviada aos militantes do partido e à sociedade em geral, Felisberto Vieira mostrou "total disponibilidade e iniciativa" de promover uma "jornada de auscultação" dos militantes, visando a construção de uma "inovadora plataforma alternativa" à liderança do PAICV.

No documento, o deputado eleito por Santiago Sul sublinhou a "missão histórica" do PAICV enquanto partido da governação de Cabo Verde, salientando a sua importância nos poderes central e local, na liderança do Governo e da oposição.

Nesse sentido, considerou que isso "requer da organização uma permanente adequação da estratégia de abordagem da sociedade com permanente formulação de propostas da governação".

"O que constitui em alternativa credível para a governação do país, e, ao mesmo tempo, requer da liderança, um elevado sentido de missão e forte capacidade federadora, capaz de conquistar a confiança dos cabo-verdianos e liderar os destinos da Nação", frisou.

José Manuel Sanches, que também faz parte da Comissão Especializada de Relações Externas, Cooperação e Comunidades do parlamento, já tinha protagonizado uma candidatura à liderança do grupo parlamentar do PAICV, em eleições que decorreram em outubro do não passado, tendo perdido para Rui Semedo, que sucedeu a Janira Hopffer Almada.

Para a liderança do partido, o deputado terá pelo menos concorrência da atual líder Janira Hopffer Almada, que já anunciou concorrer a um novo mandado, em eleições quedeverão acontecer em dezembro, antes do congresso marcado para janeiro ou fevereiro de 2020.

Com Lusa



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentários  

+2 # Antonino Nogueira 21-08-2019 16:28
A ultima oportunidade de Filu. Se nao é desta vez ele fica sem oportunidade. Coitado de Jose Sanches. Se houvesse alguma oportunidade de ganhara Janira Filu seria a primeira pessoa a manifestar-se. Filu tem ganancia de ser lider e Primeiro Ministro mas como ele destruiu a sua pessoa na CMP entao utiliza pessoa para enfrentar a Janira. Sabia que Pedro Pires candidatou-se ao segundo mandato porque sentiu que o Filu tinha pretensao de Presidente da Republica?
Responder
+3 # Aguinaldo Centeio 21-08-2019 14:44
Esta carta aberta foi escrita pelo Filu e assinado pelo Sanches.
Que covardia de Filu! Sanches está a ser bobi espiatorio de alguns que nao tem credibilidade, sem chanche para concorrer com a Lider, utiliza esse homem. Qual é o corricum politico e tecnico de Sanches para ser lider de um partido com estrutura de PAICV e Primeiro Ministro
Responder
+4 # Barbo&Leta 21-08-2019 14:35
Considero legítimo que qualquer militante, idóneo e cumpridor de suas obrigações estatutárias almeje candidatar-se a qualquer órgão do Partido. Fazendo isso, mostra a sua disponibilidade de servir o Partido e o País.
Vejo no militante José Sanches, um De[censurado]do forte, um jovem com capacidade suficiente para, autonomamente, assumir a sua candidatura. E deve contar com os apoios que entender.
Talvez seja prematuro que elementos afetos ao autoproclamado grupo de reflexão venham, mais uma vez sacudir o PAICV com essa tirada. Se alguém é candidato, que assuma. Depois, os apoios vêm.
Filú, há muito que deixou de colaborar com o Partido. Não “engoliu” sua derrota perante Janira e desde 2014 tudo tem feito para “varrer” Janira. As suas intervenções, quando não está no facebook, é no sentido de sua promoção pessoal, junto de comissões especializadas, participações em reuniões a nível das comissões, postando respetivas fotos sem nunca mencionar o Partido que representa nesses eventos. Sempre eu, eu, eu. Esquece que está na reforma com salário de De[censurado]do do PAICV, aufere outro como De[censurado]do eleito pelo PAICV, tem gabinete como De[censurado]do do PAICV, viaja como De[censurado]do do PAICV e foi eleito para servir o PAICV não a si próprio, com o agravante de votar CONTRA a bancada.
E Janira, (re) eleita pelos militantes, tem feito com dedicação, paixão e competência, o seu papel, esquecendo as desavenças internas e sempre focada na construção de uma boa oposição. Aliás, sempre se concentrou no essencial, combatendo a desgovernação na qual o país caiu desde abril de 2016, com a posse do Governo do MPD.
O PAICV tem tido momentos “negros”. Houve vários dissensos, sendo um dos mais marcantes o surgimento de uma candidatura presidencial em 2011. Estive com a candidatura CANDAL e trabalhei como militante do PAICV para a vitória. Votei branco (e manifestei isso) na segunda volta, pois o meu candidato perdeu a primeira volta. Filú pedira que se votasse Inocêncio. Sei que muitos militantes votaram Jorge Carlos Fonseca, “di abuzo”. O PAICV desde aquela altura ficou com feridas por sarar. Com a saída do José Maria Neves sem deixar construído um consenso para um substituto, abriu-se nova “ferida”. Quatro candidatos: militantes “desorientados”; apoiei Janira no meu círculo, indo no terreno, falar com pessoas, prometendo uma candidata jovem, séria (sen rabu padja), competente e com vontade de trabalhar. E ganhamos. Até hoje não me arrependo de ter apoiado Janira e que continuo a apoiar, se recandidatar.
A dupla Filú/Júlio agora só promovem a luta contra Janira. Ninguém se lembra deles enquanto De[censurado]dos eleitos pelo Círculo de Santiago Sul, onde há uma Câmara que mais não tem feito que delapidar o dinheiro público e enriquecimento ilícito. Será que Filú tem culpa no Cartório e que nunca intervém sobre o assunto?
Tenho por mim que José Sanches não beneficiou dos louros da Câmara do Filú, como alguns beneficiaram. Portanto, Zé, arranje melhor padrinho. E boa sorte nessa nova aventura. Que seja para o bem do PAICV.
Responder
+2 # Carlos 21-08-2019 11:33
Sanches ainda ca tchiga bo vez.
Ca bo dixa ser manipulado.
Responder
+3 # Somada 21-08-2019 11:20
Força Janira,
PAICV está consigo, de corpo e Alma. É desta que esses gajos vão desaparecer-se do mapa PAICV e vão deixar de usufruir, ilegitimamente, dos benesses do PAICV, em nome do povo.
Responder
+3 # Arena crítica 21-08-2019 10:38
É óbvio que Filu e Júlio Correia já estão mortos politicamente. Por isso, para continuarem no poder de uma outra forma, utilizam o José Sanches para conseguirem os seus intentos. Só que infelizmente ou felizmente o Sanches não vai ganhar por vários motivos de entre os quais, apoio insuficiente da base do partido, um péssimo trabalho na região que representa.
Responder
+2 # Carlos Rocha 21-08-2019 10:01
Filu a apoiar alguém??? Como Filu ainda é militante do PAICV? Mas bem feito a JHA e aos órgãos competentes Do partido que ainda o mantém no PAI, ele que anda a trair o partido e tudo de forma bem negociado com o mpd. Ele, JCorreia, Filomena Martins, Cacoi, Vera Almeida, Bandeir(inh)a, etc que andam a denegrir a nossa JHA, não tendo coragem,por incompetentes, para enfrentar no local próprio a Presidente do partido, lançam esses balões de oxigénio para tentar confundir a opinião pública mas vão achar o mais do mesmo: uma mão cheia de nada. Força JHA, contigo vais até as últimas consequências desse partido. És já lenda, daí todo esse medo. PS: José Sanchez é um de[censurado]do que adoro mas infelizmente não tem sabido descortinar que os detratores do partido estão a lhe usar como “carne de canhão”
Responder
+2 # Planalto 21-08-2019 09:16
Omi, ainda o percurso não está sólido para se aspirar a esse cargo.
Responder
+3 # Arminfo Fonseca 21-08-2019 08:58
Porque que Filu nao candidata e utiliza Sanches? Todo o mundo sabe que a candidatura é de Filu e Julio Correia. Os covardes. os militantes estao de olho.
Responder
+6 # Nats 20-08-2019 23:11
Com o Sanches o PAICV não ganha nada.
Responder