Pub

Rui Semedo Deputado PAICV1

Veterano da política e temido pelos seus adversários, interno e externo, Rui Semedo é o novo líder do Grupo Parlamentar do PAICV, ao vencer o deputado pelo círculo eleitoral de Santiago Norte, José Sanches, por 16 votos contra 13.

O antigo ministro da Defesa e dos Assuntos Parlamentares, Rui Semedo, vai aguentar a bancada do maior partido da oposição, até ao final da presente legislatura, que acontece em 2021.

Político experimentado, Rui Semedo é considerado um dos parlamentares mais experientes do maior partido da oposição, contando, desde o início desta corrida, com o apoio da presidente do Partido, Janira Hopffer Almada.

Contra o deputado, natural de São Miguel, terá pesado a sua colação ao chamado grupo de reflexão, comandado por Felisberto Vieira, Júlio Correia e Filomena Martins, que lhe terá valido alguma antipatia no seio dos parlamentares do PAICV.

Por outro lado, a retirada de Nuías Silva da corrida, nos últimos momentos, acabou de algum modo por favorecer a candidatura de Rui Semedo, ditando assim o destino de Sanches, que a partir deste momento terá que fazer contas à vida, uma vez que o seu futuro político saiu bastante beliscado desta aventura.

Quem, neste momento, estará certamente esfregando as mãos de contentamento, é a líder Janira Hopffer Almada. É que com esta derrota de José Sanches, o fardo do grupo de reflexão parece que ficará esvaziado para sempre. Ou seja, Janira Hopffer Almada deixará, a partir de agora, de contar com as ameaças deste grupo que, diga-se de passagem, tem estado a lançar-lhe muitos pedregulhos pelo caminho.

Com efeito, a dupla Almada e Semedo, está, a partir de agora, com o caminho mais livre para executar o seu programa de oposição ao governo de Ulisses Correia e Silva, a braços com dificuldades de vária ordem, sobretudo em sectores estruturantes do processo de desenvolvimento, como os transportes, a regionalização, o desemprego jovem, entre outras falhas sistémicas como os concursos públicos viciados e uma justiça prequiçosa e incompetente.



APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

A crise na imprensa mundial, com vários jornais a fechar as portas, tem um denominador comum: recursos financeiros. Ora, a produção jornalística, através de pesquisas, entrevistas, edição, recolha de imagens etc. Tem os seus custos. Enquanto está a ler e a ser informado, uma equipa trabalha incessantemente para levar a si a melhor informação, fruto de investigação apurada no estrito respeito pela ética e deontologia jornalisticas que caracterizam a imprensa privada, sobretudo.

Neste momento em que a informação factual é uma necessidade, acreditamos que cada um de nós merece acesso a matérias precisas e de interesse nacional. A nossa independência editorial significa que estabelecemos a nossa própria agenda e damos nossas próprias opiniões. O jornalismo do Santiago Magazine está livre de preconceitos comerciais e políticos e não é influenciado por proprietários ou accionistas ricos. Isso significa que podemos dar voz àqueles menos ouvidos, explorar onde os outros se afastam e desafiar rigorosamente aqueles que estão no poder.

Portanto, se quiser ajudar este site a manter-se de pé e fornecer-lhe a informação que precisa, já sabe que toda contribuição do leitor, grande ou pequena, é tão valiosa. Apoie o Santiago Magazine, da maneira que quiser, podendo ser através da conta nº 6193834.10.1 - IBAN CV64 000400000619383410103 – SWIFT: CANBCVCV - Correspondente: TOTAPTPL - Banco Caboverdeano de Negócios - BCN, ou por meio deste dispositivo do PayPal.


APOIE SANTIAGO MAGAZINE. APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE!

Comentários  

0 # Daniel Carvalho 27-10-2018 19:47
O Rui teve muito azar em relação ao momento em que ascende à liderança do grupo Parlamentar do seu partido. Isto porque ele não pode estar isento de responsabilidades pelo desastre de ontem. Tanto mais que ele, antes de ser líder já era da direcção do GP, além de ser um dos Vice Da JHA.Os dois juntos devem assumir a maior quota parte de responsabilidades por aquilo que aconteceu. mas é assumir mesmo pois o que se passou é muito triste e grave, para um partido que se quer com a maturidade do PAICV.
Mas o PAICV também foi traído pelo discurso da UCID que passou todo tempo com um discurso colado ao PAUCV e no momento da votação decidiu surpreender a todos. Esse partido, pode ter as suas razões, mas na verdade não foi coerente consigo mesmo na hora da votação. Portem-se como quiserem no Parlamento que nós cá fora estamos a vos acompanhar. Depois agente fala.
Responder
0 # Djan Djóbi 24-10-2018 20:38
Bela escolha para um partido que não mais pretende sair da oposição. Este grupinho de Janira não vai levar o PAI a lado nenhum. Contudo, os do MPD estão a bater palmas por causa deste lavar de roupas sujas no interior do PAICV à moda da Janira de mil desculpas. Algiuém que nunca assume responsabilidade do desastre eleitoral. Lutar para controlar centenas de militantes ao invés de lutar para conquistar centenas de milhares de cabo-verdianos. Então, não esperem alarme da parte do MPD enquanto reinar esta brejeirice de chupar o osso do quase finado. Pois, o MPD sabe que não tem, neste momento, oposição credível da banda do PAICV.
Responder
0 # Margarida Da Silva 24-10-2018 16:49
Bela escolha ! Os PAICVs estão de parabens
Responder
0 # Zito 22-10-2018 15:13
O problema no PAICV é que tudo virou negocio, o Nuias até a semana passada era critico com a liderança do grupo e com a líder e de um momento para outro aparece como um dos apoiantes da antiga liderança digo antiga porque tudo ficou na mesma, aposto que o paicv vai ficar ainda uns 15 anos na oposição, desta liderança da bancada não vai haver novidades são as mesmas, ainda mais agora que o Rui está metido na novela do roubo de energia ele vai ser crucificado até ao limite pelos seus adversários.
Responder
0 # Daniel 22-10-2018 12:11
Ganhar uma dis[censurado] dessas por uma diferença de três votos, quando se sabe de toda a chantagem feita pela Janira sobre varios De[censurado]dos como o Nuias, o Walter, o Zé Black, a Vera, etc, só comprova que a liderança da Janira está por um fio.
Responder
+1 # Alberto dos Santos d 22-10-2018 11:51
Os meus Votos de Parabenes ao novo Lider da Bancada do Paicv que em Missao dosue Exercicios que Venham a Tudo Fazer Para o Partido PAICV e de CABO VERDE .
Responder
0 # Djan Djóbi 22-10-2018 11:32
Com esta calinada e apego ao osso de Janira e Almada e Rui Semedo o Paicv nunca mais vai sair da oposição. Não tenho nada contra eles, mas caramba! Deixem gente nova dar a cara pelo partido por um tempo!
Responder
+1 # João Mario 22-10-2018 11:32
Temido pelos adversários? Dexa di gozo, agora querem criar a imagem de um superruizinho. Alguém a responder na justiça por causa de uma denuncia grave da Electra, entretanto é temido...temido é aquele que só faz coisas certas.
Responder