Dando o dito por não dito, o Governo desmente José Luís Sá Nogueira em comunicado enviado às redações ao início da noite. Ao contrário do que havia dito, na última terça-feira, em entrevista ao Jornal da Noite da TCV, o ministro do Turismo e Transportes, Pedro Barros e o Conselho de Administração mantêm-se em funções. Fonte do nosso jornal avança que “esta situação inusitada resulta das lutas pelo poder no interior do Governo e no partido que o sustenta”.
“O Conselho de Administração da TACV continua no exercício das suas responsabilidades de gestão, assegurando a continuidade das operações da companhia aérea nacional. Nesse momento, não existe qualquer deliberação em contrário que ponha em causa a legitimidade do atual órgão”, pode ler-se logo no início do comunicado onde não se faz qualquer referência às declarações do Ministro do Turismo e Transportes. No entanto, o recado está dado e parece abrir-se uma nova frente de altercações internas no executivo liderado por Ulisses Correia e Silva.
“Não houve, até à presente data, nenhuma decisão de demissão do Conselho de Administração, nem por iniciativa do Governo, nem em consequência das ocorrências registadas no dia 31 de agosto, envolvendo duas aeronaves”, refere ainda o comunicado, acrescentando que tais “ocorrências são objeto de acompanhamento pelas entidades competentes da aeronáutica civil e não têm qualquer relação com a continuidade do mandato do Conselho de Administração”.
O comunicado esclarece, também, que “nos termos do Código das Sociedades Comerciais e da estrutura de governação empresarial, qualquer decisão sobre a composição ou alteração do Conselho de Administração cabe exclusivamente à Assembleia Geral da empresa”.
“Não sendo comum um governo desmentir, através de comunicado, um dos seus ministros, aguardam-se os próximos episódios daquilo que parece ser uma telenovela mexicana”, ironiza a nossa fonte, acrescentando: “se Sá Nogueira tiver um mínimo de dignidade, só lhe resta demitir-se”.
Informamos que, temporariamente, a funcionalidade de comentários foi desativada no nosso site.
Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a compreensão. Estamos a trabalhar para que esta funcionalidade seja reativada em breve.
A equipa do Santiago Magazine