• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
São Salvador do Mundo comemora 19 anos de criação com aumento da taxa de cobertura de água
Em Foco

São Salvador do Mundo comemora 19 anos de criação com aumento da taxa de cobertura de água

O município de São Salvador do Mundo, no interior de Santiago, comemora hoje 19 anos da sua criação com mais 500 famílias com água canalizada, passando de 18 por cento (%) para 73 % de cobertura.

A afirmação é do vereador Urbanismo, Infra-estuturas e Saneamento da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Jair Correia, que, em entrevista à Inforpress, lembrou que em 2016, a nível de água, o município tinha uma taxa de cobertura de ligação domiciliária de 18 %, a mais baixa a nível do país.

Este aumento a nível de quantidade de água para as famílias e de cobertura se deve ao projecto do sistema de distribuição de água nas zonas altas deste concelho, inaugurado no passado dia 09 de Julho, num investimento de 100 mil contos, segundo o autarca.

O mesmo beneficiou, numa primeira fase, mais de 500 famílias de Picos Acima e Leitão Grande, que passaram a ter água domiciliária pela primeira vez em quantidade e qualidade.

A meta deste município “eminentemente agrícola”, segundo Jair Correia, além de sair da cauda das estatísticas em matéria de ligação domiciliária de água, é, superar a média nacional nos próximos tempos, ou seja, atingir os 100 %, com a conclusão da segunda fase do projecto em curso, que abrange as restantes localidades.

Trata-se de Purgueira, Rebelo Acima, Leitão Grande, Babosa, Aboboreiro e Chão Rodrigues, consideradas “zonas críticas”, por ainda existirem latas e barris à beira das estradas.

“Queremos eliminar isso [latas e barris à beira das estradas] e atingir a meta dos 100 % de cobertura de taxa domiciliária de água”, insistiu.

Na ocasião, lembrou que “cada família uma torneira” foi o compromisso que a equipa camarária liderada por Ângelo Vaz assumiu em 2020, e que os salvadorenhos sufragaram, como sendo uma das prioridades para o município durante os quatro anos.

Jair Correia acrescentou ganhos a nível do desencravamento, bandeira de campanha do mandato 2016-2020, apesar de ainda existir obras por fazer nas estradas de Picos Acima, Manhanga, Degredo, Burbur, e melhoramento da via de conexão Achada Leitão/Jalalo Ramos.

De uma forma geral, disse que volvidos 19 anos o município teve ganhos em todos os sectores do desenvolvimento.

Durante a entrevista à Inforpress, o autarca lembrou que estão em curso duas obras “estruturantes”, nomeadamente a estrada Rebelo Acima – Mato Dentro, no projecto de valorização das aldeias turísticas, e reconstrução do muro de Chão Rodrigues.

Separado em 2005 do concelho de Santa Catarina, São Salvador do Mundo conta com uma superfície de 31 quilómetros quadrados e constituído apenas por uma freguesia do mesmo nome, é conhecido pela sua tradição industrial (serralharia, metalúrgica e mecânica), e pelas suas potencialidades agrícolas, turísticas e em tecelagem.

Este município santiaguense conta com Paços do Concelho, serviços dos Correios de Cabo Verde, Igreja Paroquial com mesmo nome, Delegação do Ministério da Educação, Centro de Saúde, Conservatória dos Registos e Cartório Notarial, em Achada Igreja (sede do município), Esquadra Policial (nos arredores da cidade de Achada Igreja), e uma escola secundária, em Achada Leitão.

Mas, continua a partilhar a Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), a Delegacia de Saúde, o Tribunal e outros serviços com o município de Santa Catarina e não conta com bancos comerciais.

Para celebrar a efeméride, a Assembleia Municipal de São Salvador do Mundo vai realizar hoje uma sessão solene, que terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Achada Igreja, com início às 15:00.

O acto, que vai ser presidido pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, vai contar com discursos dos presidentes da câmara e da assembleia municipais e dos líderes das duas bancadas (MpD e PAICV).

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentar

    Inicie sessão ou registe-se para comentar.

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!