O município de São Salvador do Mundo, no interior de Santiago, comemora hoje 19 anos da sua criação com mais 500 famílias com água canalizada, passando de 18 por cento (%) para 73 % de cobertura.
A afirmação é do vereador Urbanismo, Infra-estuturas e Saneamento da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Jair Correia, que, em entrevista à Inforpress, lembrou que em 2016, a nível de água, o município tinha uma taxa de cobertura de ligação domiciliária de 18 %, a mais baixa a nível do país.
Este aumento a nível de quantidade de água para as famílias e de cobertura se deve ao projecto do sistema de distribuição de água nas zonas altas deste concelho, inaugurado no passado dia 09 de Julho, num investimento de 100 mil contos, segundo o autarca.
O mesmo beneficiou, numa primeira fase, mais de 500 famílias de Picos Acima e Leitão Grande, que passaram a ter água domiciliária pela primeira vez em quantidade e qualidade.
A meta deste município “eminentemente agrícola”, segundo Jair Correia, além de sair da cauda das estatísticas em matéria de ligação domiciliária de água, é, superar a média nacional nos próximos tempos, ou seja, atingir os 100 %, com a conclusão da segunda fase do projecto em curso, que abrange as restantes localidades.
Trata-se de Purgueira, Rebelo Acima, Leitão Grande, Babosa, Aboboreiro e Chão Rodrigues, consideradas “zonas críticas”, por ainda existirem latas e barris à beira das estradas.
“Queremos eliminar isso [latas e barris à beira das estradas] e atingir a meta dos 100 % de cobertura de taxa domiciliária de água”, insistiu.
Na ocasião, lembrou que “cada família uma torneira” foi o compromisso que a equipa camarária liderada por Ângelo Vaz assumiu em 2020, e que os salvadorenhos sufragaram, como sendo uma das prioridades para o município durante os quatro anos.
Jair Correia acrescentou ganhos a nível do desencravamento, bandeira de campanha do mandato 2016-2020, apesar de ainda existir obras por fazer nas estradas de Picos Acima, Manhanga, Degredo, Burbur, e melhoramento da via de conexão Achada Leitão/Jalalo Ramos.
De uma forma geral, disse que volvidos 19 anos o município teve ganhos em todos os sectores do desenvolvimento.
Durante a entrevista à Inforpress, o autarca lembrou que estão em curso duas obras “estruturantes”, nomeadamente a estrada Rebelo Acima – Mato Dentro, no projecto de valorização das aldeias turísticas, e reconstrução do muro de Chão Rodrigues.
Separado em 2005 do concelho de Santa Catarina, São Salvador do Mundo conta com uma superfície de 31 quilómetros quadrados e constituído apenas por uma freguesia do mesmo nome, é conhecido pela sua tradição industrial (serralharia, metalúrgica e mecânica), e pelas suas potencialidades agrícolas, turísticas e em tecelagem.
Este município santiaguense conta com Paços do Concelho, serviços dos Correios de Cabo Verde, Igreja Paroquial com mesmo nome, Delegação do Ministério da Educação, Centro de Saúde, Conservatória dos Registos e Cartório Notarial, em Achada Igreja (sede do município), Esquadra Policial (nos arredores da cidade de Achada Igreja), e uma escola secundária, em Achada Leitão.
Mas, continua a partilhar a Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), a Delegacia de Saúde, o Tribunal e outros serviços com o município de Santa Catarina e não conta com bancos comerciais.
Para celebrar a efeméride, a Assembleia Municipal de São Salvador do Mundo vai realizar hoje uma sessão solene, que terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Achada Igreja, com início às 15:00.
O acto, que vai ser presidido pelo vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, vai contar com discursos dos presidentes da câmara e da assembleia municipais e dos líderes das duas bancadas (MpD e PAICV).
Com Inforpress
Comentários