O Presidente da República (PR) prometeu hoje exercer a sua magistratura de influência para ajudar a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago na construção de um novo edifício dos Paços do Concelho.
“Assumi o compromisso de apoiar a câmara municipal na mobilização de recursos para a construção dos Paços do Concelho”, declarou à imprensa José Maria Neves, que hoje iniciou uma visita de três dias ao Município da Ribeira Grande de Santiago.
Para o chefe de Estado, o primeiro concelho de Cabo Verde merece um edifício que dignifique o município e que valorize a Cidade Velha como Património da Humanidade.
Sobre esta questão, o presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande, Nelson Moreira, admitiu que o edifício-sede da autarquia já não responde à demanda actual, tendo em conta a dimensão e os serviços prestados pelo município.
“Merecemos um espaço com dignidade, que representa melhor o nome de Ribeira Grande de Santiago”, observou o edil, que informou que a autarquia vai utilizar a magistratura de influência do Presidente da República para a construção do novo Paços do Concelho.
O Presidente da República, José Maria Neves, realiza de hoje a sábado, 20, uma visita ao município da Ribeira Grande de Santiago com questões da valorização e preservação do Património Histórico na agenda.
Esta deslocação se enquadra nas acções do chefe de Estado enquanto Champion da União Africana para a Preservação do Património Natural e Cultural de África e Patrono da Aliança da Década do Oceano.
Na manhã de hoje, o Presidente da República efectuou uma visita de cortesia ao presidente da câmara municipal, que antecedeu um encontro com a equipa camarária e uma visita guiada à orla marítima e aos principais monumentos históricos do Património Mundial pela Unesco.
O segundo dia da visita do chefe de Estado a Ribeira Grande de Santiago inicia-se pela localidade de São Martinho Grande, com visitas ao estádio municipal e às obras de requalificação urbana, seguindo-se visita às comunidades de Gouveia e Porto Mosquito, para contactos com associações de peixeiras e pescadores, e visitas a algumas obras e projectos de preservação ambiental.
No último dia da visita, José Maria Neves passará para as zonas altas do município, a bacia hidrográfica de São João Baptista, passando pelas comunidades de Santana, Tronco, Pico Leão e Belém, e a comunidade de Chã de Igreja.
No mesmo dia, o Presidente da República preside à cerimónia de inauguração das obras de requalificação de Salineiro.
Com Inforpress
Comentários