
Profissionais da Rádio Televisão Cabo-verdiana, em articulação com a AJOC, promovem amanhã uma vigília à porta da TCV, a partir das 15:00. Pela liberdade de imprensa, em denúncia dos atropelos do Conselho de Administração, contra a abusiva e ilegal intromissão nos conteúdos editoriais, e em solidariedade com a jornalista Dina Ferreira, são os objetivos da vigília.
A iniciativa partiu de um grupo de profissionais da Rádio Televisão Cabo-verdiana (RTC) que, em articulação com a Associação Sindical dos Jornalistas de Cabo Verde (AJOC), organiza nesta quarta-feira, 15, uma vigília à porta da Televisão de Cabo Verde (TCV).
O objetivo da vigília é “defender a liberdade de imprensa, denunciar os atropelos e indícios de intromissão do Conselho de Administração (CA) da RTC na gestão de conteúdos, bem como prestar solidariedade à diretora da TCV, Bernardina (Dina) Ferreira”, alvo de processo disciplinar e suspensão por 45 dias.
Conforme antevíamos na nossa edição de ontem, com as decisões intempestivas e ilegais do CA da RTC, era inevitável que os trabalhadores da empresa se unissem em solidariedade com Dina Ferreira e pela liberdade de imprensa.
Solidariedade ativa
Uma solidariedade, aliás, que não se fica pelas palavras – é uma solidariedade ativa -, já que os colegas de Dina estão a cotizar-se voluntariamente para reporem o salário da diretora da TCV, que lhe foi arbitrariamente negado pelo Conselho de Administração, inclusive contrariando uma deliberação da Autoridade Reguladora para a Comunicação Social (ARC).
Os sinais eram já visíveis no interior da empresa, onde desde há vários dias, segundo uma fonte da RTC, “se sente um fervilhar de agitação e um sentimento geral de que este CA se esgotou, está isolado em todos os setores da empresa e só formalmente é que é, de facto. um conselho de administração”.
Foto: Captura de imagem/Facebook
 Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
 O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
 Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários