Especialistas da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) reúnem-se em Abidjan, Côte d’Ivoire, de 18 a 21, para discutir a problemática da pesca ilícita, não declarada e não regulamentada (pesca INN) na região.
Intervindo na sessão de abertura dos trabalhos, o ministro ivoirense dos Recursos Animais e Pescas, Sidi Tiémoko Touré, sublinhou que a pesca INN leva à sobre-exploração dos stocks, ameaçando a biodiversidade marinha e os ecossistemas.
Recordou o impacto económico da pesca INN, privando os estados de receitas estimadas em “centenas de milhões de dólares e criando concorrência desleal para os pescadores legais”.
Por sua vez, o Comissário para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança da CEDEAO, Abdoul Fataou Moussa, manifestou a esperança de que surjam “recomendações fortes” até ao final da sessão, agendada para 21 de Março.
Organizada pelo Departamento de Assuntos Políticos, Paz e Segurança da CEDEAO, esta reunião visa desenvolver uma estrutura de cooperação para a gestão sustentável dos recursos oceânicos e o crescimento económico inclusivo.
Esta reunião regional tem como objectivo estabelecer um quadro regional de cooperação com vista a melhorar a utilização sustentável e integrada dos recursos oceânicos na África Ocidental, estimulando um crescimento económico inclusivo através de um combate regional concertado e eficaz contra a pesca INN.
Cabo Verde está representado neste evento na pessoa da inspectora de pescas Nereida de Carvalho Delgado.
Comentários