
Especialistas da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) reúnem-se em Abidjan, Côte d’Ivoire, de 18 a 21, para discutir a problemática da pesca ilícita, não declarada e não regulamentada (pesca INN) na região.

Intervindo na sessão de abertura dos trabalhos, o ministro ivoirense dos Recursos Animais e Pescas, Sidi Tiémoko Touré, sublinhou que a pesca INN leva à sobre-exploração dos stocks, ameaçando a biodiversidade marinha e os ecossistemas.
Recordou o impacto económico da pesca INN, privando os estados de receitas estimadas em “centenas de milhões de dólares e criando concorrência desleal para os pescadores legais”.
Por sua vez, o Comissário para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança da CEDEAO, Abdoul Fataou Moussa, manifestou a esperança de que surjam “recomendações fortes” até ao final da sessão, agendada para 21 de Março.
Organizada pelo Departamento de Assuntos Políticos, Paz e Segurança da CEDEAO, esta reunião visa desenvolver uma estrutura de cooperação para a gestão sustentável dos recursos oceânicos e o crescimento económico inclusivo.
Esta reunião regional tem como objectivo estabelecer um quadro regional de cooperação com vista a melhorar a utilização sustentável e integrada dos recursos oceânicos na África Ocidental, estimulando um crescimento económico inclusivo através de um combate regional concertado e eficaz contra a pesca INN.
Cabo Verde está representado neste evento na pessoa da inspectora de pescas Nereida de Carvalho Delgado.
Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.
Comentários