CNE proíbe PCA do NOSI de participar na campanha eleitoral
Em Foco

CNE proíbe PCA do NOSI de participar na campanha eleitoral

A Comissão Nacional de Eleições (CNE), em deliberação divulgada na última quinta-feira, 28, proibiu expressamente o presidente do NOSI (Núcleo Operacional do Sistema de Informação), Carlos Tavares de Pina, de participar na campanha eleitoral.

Na origem da deliberação esteve a denúncia de um cidadão que enviou um link CNE, de uma publicação no Facebook, onde se via o PCA do NOSI, acompanhado pelo ministro das Finanças, Olavo Correia, participando numa ação de campanha do candidato do MpD à Câmara Municipal da Praia, Abraão Vicente.

A CNE pôs em ação a sua Unidade de Verificação de Factos Eleitorais, tendo esta concluído que “as imagens não sofreram qualquer tipo de manipulação e que as publicações foram confirmadas como verdadeiras”.

A CNE fundamenta a sua deliberação no facto de, nestas eleições, “terem sido levantadas suspeições por um candidato, acerca da intervenção do NOSI que, de forma clara, põem em crise a confiança e credibilidade sobre o Sistema de Divulgação dos Resultados Eleitorais Parciais e da neutralidade e imparcialidade do NOSI”.

De referir que o candidato em questão é Francisco Carvalho.

CNE “puxa as orelhas” a Carlos Tavares de Pina…

A deliberação da CNE, aprovada pela maioria dos seus membros, “puxa as orelhas” a Carlos Tavares de Pina, sustentando que este se deve abster de participar na campanha eleitoral e “praticar atos que, de algum modo, favoreçam um candidato em detrimento de outros”.

A CNE notificou, ainda a DGAPE (Direção Geral de Apoio ao Processo Eleitoral), que contratou os serviços do NOSI, para “diminuir a visibilidade institucional” deste e “assegurar condições para a presença da DGAPE e da CNE no Centro de Operações do NOSI, após o encerramento das mesas de assembleias de voto, para acompanhar o processo de divulgação dos resultados eleitorais parciais”.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Observador, 2 de Dez de 2024

      MPD? Nunca Mais!!!

      Responder


    • Antonio, 1 de Dez de 2024

      Não há coordenação entre as nossas Instituições. Locais de venda de bebidas alcoolicas a menos de 500 metros das mesas de voto e não ha fiscalização. Fui ao Lieu Dominfos Ramis e vi dois policias debaico da sobra de umas acácias. Dá para compreender? Tantos policias, fazendo horário administrativo da função pública à custa dos meus impostos. .

      Responder


    • rocha, 1 de Dez de 2024

      Todos os políticos em Cabo Verde tem residência em Portugal trânsito free para os outros pais? E o coitado semetere; HAHA

      Responder


    • Manuel Miranda, 30 de Nov de 2024

      Nesta hora todo o cuidado é pouco. Essa Gente é corrupta e sem vergonha

      Responder


    • Gonçalo Amarante, 30 de Nov de 2024

      Da minha parte, como cidadão, nada direi, com medo que a palmatória politica me esborrache os dedos.

      Responder


    • Casimiro centeio, 30 de Nov de 2024

      Depois de a campanha estar quase no fim !!!!!!Olavo e os demais corruptos sabem que tais actos são contrários á Lei, mas persistem por falta de escrúpulos, ética , sentido de bom senso e responsabilidade. Indivíduos dessa estirpe não merecem confiança em nenhuma parte do Mundo! São criminosos!

      Responder


    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.