Ulisses Correia e Silva inaugura estrada sem saída em Santa Cruz
Economia

Ulisses Correia e Silva inaugura estrada sem saída em Santa Cruz

É a estrada asfaltada que liga Achada Lage e Saltos, no concelho de Santa Cruz. O acto acontece hoje, pelas 15 horas. Ulisses Correia e Silva, primeiro-ministro de Cabo Verde é quem preside a cerimónia, onde também estarão presentes o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Alberto Silva, a ministra das Infraestruturas, Eunice Silva, entre outras personalidades governativas e políticas, centrais e locais.

Estamos a falar de uma via que devia ligar directamente os concelhos de Santa Cruz e Santa Catarina, denominada “Estrada Achada Lage /Arribada”. A sua construção era para ser feita em duas fases, sendo a primeira no percurso Achada Lage/Saltos e a segunda Saltos/Arribada. A primeira pedra foi lançada pelo antigo primeiro-ministro, José Maria Neves, em 2010.

O orçamento para a primeira fase era de 421 mil contos, e estava enquadrado dentro de um financiamento maior, no valor de 100 milhões de contos, fruto de um empréstimo contraído em Portugal pelo anterior Governo de Cabo Verde.

O projecto, que deveria ligar os dois concelhos mais importantes de Santiago Norte – Santa Cruz e Santa Catarina - visava desencravar zonas agrícolas e pecuárias com grande importância na economia da região, como Saltos (Acima e Abaixo), Ribeirão Isabel, Pingo Chuva, Mato Real, Simão Nunes.

Porém, este objectivo acaba interrompido, uma vez que não há prazo para a segunda fase, segundo as palavras da ministra Eunice Silva, aquando da aprovação do orçamento do Estado para o ano em curso, respondendo a uma interpelação que lhe fora formulada pelo deputado do PAICV, José Jorge Monteiro Silva, sobre a continuidade desta obra.

Ademais, o actual Governo, liderado por Ulisses Correia e Silva, tem afirmado amiúde que não irá apostar em betão, pressupondo que as obras não irão continuar.

Até porque, se as obras da segunda fase iriam continuar nos próximos tempos, como de resto, a população esperava, não faz sentido esta inauguração.

O projecto completo contempla uma estada asfaltada com seis metros de largura e uma extensão de 12 quilómetros. Neste momento, Ulisses Correia e Silva está a inaugurar apenas metade, ou seja 6 quilómetros – que vai de Achada Lage até a localidade de Ululu (Saltos Acima), pouco mais de 100 metros sobre a linha que separa Santa Cruz de Santa Catarina.

Na ausência da segunda fase, o dinheiro ali investido – no montante de 421 mil contos, sem contar as derrapagens e os trabalhos a mais – ficará seriamente desvalorizado. Porquê? Porque não desencrava as zonas, não liga os dois concelhos mais importantes da região Santiago Norte e não promove a qualidade de vida das pessoas, que são os fundamentos dos investimentos públicos desta envergadura.  

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.